No Bugio, Centro de Iniciação ao Esporte está em fase avançada de construção

Obras e Urbanização
15/10/2019 09h00

A Prefeitura de Aracaju está construindo o primeiro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) da zona Norte, na praça vereador Osvaldo Mendonça, no Bugio. A futura unidade esportiva proporcionará à comunidade, logo em breve, praticar exercícios e atividades num espaço apropriado, com pista de atletismo, campo de futebol, quadra poliesportiva, parque infantial.

Com mais de 50% de todo o projeto já executado, a obra segue o cronograma estabelecido e tem criado expectativas positivas nos moradores que acompanham o andamento dos serviços, sejam do Bugio, quanto de bairros do entorno, como Jardim Centenário, Olaria e Santos Dumont.

É o caso do aposentado Manoel Santana, que já pensa em abandonar a vida sedentária para aproveitar melhor os equipamentos que ficará à disposição da população. "Hoje faço caminhadas de vez em quando mas nunca pensei em passar a fazer exercícios todos os dias, mas, quem sabe, com todas estas oportunidades eu comece. Até porque não tem idade para a gente ser atleta e eu vou querer viver muito", diz o morador.

Perspectiva de mudança nos hábitos é o que está planejando a vendedora Cícera dos Santos, que revela sua satisfação com a obra. "Eu moro no Jardim Centenário, mas vou frequentar sempre que puder porque a gente nunca viu um ginásio tão grande e bonito como este aí", afirma dona Cícera, admirando-se da beleza arquitetônica da obra.

Ela também garante que vai incentivar seus filhos a realizarem atividades físicas regulares. "Mesmo não sendo moradora do bairro, não vejo a hora desta obra ser inaugurada para poder usar a academia aqui, cuidar da saúde, algo fundamental para que a gente tenha uma qualidade de vida", justifica a vendedora.

Executada a partir de um investimento de cerca de R$4,8 milhões,  em recursos conveniados entre Prefeitura e o Governo Federal, a obra de construção do CIE representa um ganho urbanístico e social para a zona Norte.

A engenheira da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Cristina Valéria Sales, faz um balanço de tudo o que já foi feito até o momento. "Já concluímos a fase mais demorada e que exigiu cálculos e formatações e agora nos concentramos nas construções de paredes, implantação dos conjuntos hidráulicos, elétricos e a estruturação da quadra poliesportiva. Tudo segue bem adiantado", revela a engenheira.

Pelo relato da engenheira e a satisfação de quem vê a obra, de fato se percebe a importância que o CIE terá na comunidade. "Eu não moro aqui no Bugio mas todos os dias passo aqui e vou ser um assíduo frequentador deste Centro. Vai ficar uma maravilha", comenta o desenhista Jaelson Gomes.

Projeto de urbanização foi ampliado

Inicialmente, o projeto preconizava as medidas estipuladas pelo Governo Federal, que giravam entre 6 a 7 mil metros quadrados, mas a administração municipal aproveitou uma área ociosa da praça Osvaldo Mendonça para complementar a obra e urbanizar mais um trecho.

"O projeto está estritamente vinculado ao convênio com o Governo Federal, mas como na praça há uma área de mais de 35 mil metros quadrados, ampliamos a obra, através de contrapartida da própria Emurb, de 6 para mais de 12 mil metros quadrados", explica o secretario municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, ao destacar que, "a parir disso o CIE contará com mais equipamentos de acessibilidade e dispositivos para a comunidade realizar atividades física", garante.