Fundat oferece aulas de comidas regionais no Centro de Integração Raio de Sol

Formação para o Trabalho
10/10/2019 11h02

Por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju, no ensejo da semana do nordestino, ofereceu aulas de especialização em comidas típicas regionais aos jovens com deficiência assistidos no Centro de Integração Raio de Sol, localizado no bairro Santa Maria.

Foram 12 alunos matriculados no curso, ministrado pela instrutora Elenilza Carvalho, que desenvolveu a parte teórica e prática em sabores e temperos para os jovens, que, depois, desenvolveram as habilidades aprendidas no preparo de receitas.

Comida de boteco é uma especialidade muito querida entre todos os brasileiros e, no Nordeste, o cardápio pode variar do típico prato nordestino, como carne do sol, salada e macaxeira frita, até pratos mais refinados, como suflês de sabores variados.

O Ciras, instituição parceira da Fundat, oferece serviços de assistência social e programas de reabilitação para pessoa com deficiência, por meio de oficinas terapêuticas, adaptação, integração social, além de serviços de esporte e lazer com passeios a espaços públicos de convivência social, e também a inserção do assistido no mercado de trabalho.

Dia do Nordestino

O Centro de Integração Raio de Sol desenvolveu uma programação recreativa especializada na cultura nordestina, em homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado no dia 8, logo, surgiu a ideia de adaptar a capacitação em Comidas de Boteco, oferecida pela Fundat, em comidas nordestinas, ensinando os participantes a fazerem os principais pratos regionais, como os ‘famosos' escondidinho de macaxeira, bolinho de acarajé, entre outros.

A chef de cozinha e instrutora do curso, Elenilza Carvalho, afirma que essa nova abordagem torna a qualificação muito mais interessante e especial, não só para ela, mas para os alunos, já que são pratos que fazem parte do cotidiano. "O interesse deles no assunto deixa a aula muito mais interessante", afirma Elenilza.

Além do aprendizado, a coordenadora do Centro Raio de Sol, Suene Andrade, salienta a importância desses cursos que a Fundat proporciona, os quais oferecem para os assistidos da instituição, que são pessoas com deficiência, quanto para as pessoas da comunidade, uma oportunidade de aprender, juntamente com a valorização pessoal, estímulo da autoestima e das habilidades.

"O grande público da nossa instituição não possuem nível de escolaridade, mas possuem muitas habilidades preservadas, as quais foram adquiridas devido ao atendimento que oferecemos no ‘Raio de Sol', por isso, posso dizer em nome do Ciras que somos muito gratos pela parceria com a Fundat que auxilia ainda mais o desenvolvimento da comunidade em geral", conclui Suene.