Opção de lazer ao ar livre, Sementeira tem procura 50% maior na Semana da Criança

Serviços Urbanos
10/10/2019 14h30

Brincar faz bem e, quando ao ar livre e num local que proporciona contato com a natureza, melhor ainda. Por conta disso, o Parque Augusto Franco (Sementeira) tem sido a escolha de diversas instituições de ensino e  famílias, por reunir em um só espaço opções que promovem lazer e bem-estar, principalmente na semana que antecede as comemorações alusivas ao Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado, dia 12.

Espaço público administrado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o Parque aumentou a procura tanto por agendamentos como de visitas habituais em cerca de 50% na semana do Dia das Crianças neste ano, comparado a igual período de 2018.
 
"O Parque da Sementeira é um local agradável e que possibilita a realização de eventos gratuitos. Por isso, no período  que antecede o Dia das Crianças, o espaço tem sido procurado, inclusive, por escolas de outros municípios, a exemplo de Carmópolis, Itaporanga e Tobias Barreto. Para nós o que importa é promover a condição de viabilizar para todos o acesso, mesmo para aqueles que o visitam sem agendamento prévio”, explica a coordenadora do Parque, Maria Arcieri.
 
Seja em piquenique protegidas pela sombra das árvores nativas da Mata Atlântica, no parquinho infantil, andando de bicicleta, pulando corda ou ainda em outras estruturas disponíveis no espaço, a criançada aproveita bem cada metro quadrado da área verde do Parque. 

“Escolhemos o Parque da Sementeira por oferecer, gratuitamente, estruturas que possibilitam aos nossos alunos um dia diferenciado e com muita diversão. Aqui eles podem correr à vontade, sentindo a liberdade e o contato com o meio ambiente. Além disso, a coordenação do espaço está de parabéns. Tão logo fiz a reserva do quiosque, fui atendida e ao chegar no Parque encontramos tudo limpo e organizado”, afirma Viviane Carvalho, professora do Instituto Educacional Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro Suíssa. 

Maria Arcieri informa ainda que a Emsurb adotou medidas para melhor organizar o parque. “Para isso, é necessário fazer a reserva por meio de ofício, junto ao setor de Protocolo, localizado na Portaria. Fazemos uma avaliação a respeito da estrutura que será utilizada pelos organizadores para que não danifique o Parque e, somente após isso, concedemos a autorização, desde que sigam os critérios estabelecidos pela Emsurb”, pontua.

“Trouxemos cerca de 300 crianças que aproveitaram de forma saudável o dia. Eles apreciaram o lago, brincaram no parquinho e jogaram bola. A Sementeira é um local bem localizado e com muita área verde para eles se divertirem. É sempre um destino certo pela boa estrutura e segurança que oferece”, afirmou Cláudia Barreto Barbosa, diretora da Escola Sonho de Ícaro, do conjunto Orlando Dantas. 

Semana da Criança

No Parque da Sementeira, as comemorações alusivas a esta data tiveram início no sábado (5), quando centenas de meninos e meninas assistiram os shows musicais de Lore Improta e Carla Perez no evento "Aracaju Cidade da Criança”, realizado pela TV Atalaia/Record e Prefeitura de Aracaju. 

Durante esta semana, o espaço recebeu, também, escolas particulares e instituições, como o Lar da Criança, Centro Educacional Vovó Alice, Colégio São Miguel, Escolinha Estrelinha do Saber, Escola Raio de Luz, Apae e o Instituto Educacional Santa Terezinha do Menino Jesus.

Nesta sexta-feira, dia 11, e no sábado, 12, nos turnos da manhã e tarde, o Parque recebe eventos promovidos por empresas particulares e também pela ONG Circo Esperança, que fará uma feirinha com brincadeiras, venda de comidas e outros produtos.

O local funciona das 5h às 21h45, inclusive nos feriados.