Prefeitura disponibiliza à população questionário sobre o planejamento orçamentário para 2020

Planejamento e Orçamento
10/10/2019 15h36

A Prefeitura de Aracaju realiza no dia 30 deste mês uma audiência pública para discutir, junto à população e demais segmentos da sociedade civil organizada, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2020.
 
Como forma de ampliar a participação popular na elaboração desse Projeto, a Prefeitura disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 10, uma Consulta Pública em forma de questionário, por meio do qual o cidadão pode dar sua opinião sobre a atuação da administração atual, e apontar ações de melhorias para a capital.

Para preencher a Consulta no site www.aracaju.se.gov.br, o cidadão deve inserir seus dados de identificação, localidade e bairro onde reside. O resultado da Consulta será compilado e servirá de base para um estudo técnico que apontará as principais medidas a serem adotadas.
 
De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, a medida é mais uma das premissas do Planejamento Estratégico que norteia as ações da administração municipal. Augusto Fábio afirma que ainda que o orçamento anual tem como proposta concretizar os objetivos e metas estabelecidos no Plano Plurianual (PPA), seguindo as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e a participação popular é muito importante nesse processo de construção.
 
"No planejamento orçamentário anual, o administrador deverá estimar as receitas que o município espera arrecadar durante o ano, assim como irá fixar os gastos a serem realizados com tais recursos, por secretaria e em diversas modalidades e formas", explicou o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão

Augusto Fábio também destacou que a proposta de discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual para o próximo ano com a comunidade visa a assegurar os mecanismos para que os cidadãos aracajuanos participem cada vez mais nas ações do planejamento orçamentário, "seja conhecendo, definindo ou apontando caminhos para atendimento das demandas que surgem no bairro onde residem ou na cidade como um todo", ressaltou.

Convite
Reforçando as palavras do secretário Augusto Fábio, o coordenador geral de Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida, pontuou como um dos resultados das audiências públicas realizadas pela Prefeitura, a pavimentação que ocorre hoje em Aracaju.
 
"Este serviço de melhoria da mobilidade urbana que está sendo realizado hoje em diversos pontos da capital também é resultado das prioridades demandadas pela população através da sua participação, tanto nas audiências, quanto nas consultas públicas. Por isso, que nós convidamos a sociedade interessada para responder o questionário disponibilizado no portal da Prefeitura e para estar conosco no próximo dia 30", frisou José Leiton.