Centro de Reabilitação celebra Dia das Crianças com famílias acolhidas pela Prefeitura

Saúde
10/10/2019 17h08

Alto astral e muito lazer. Assim foi a tarde de atividades recreativas promovida pela Prefeitura de Aracaju para as crianças atendidas no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual II (CER-II), no bairro Siqueira Campos. A ação foi realizada no Parque Augusto Franco (Sementeira) e buscou proporcionar, de uma maneira diferente, uma maior integração entre as famílias que fazem uso do serviço.

“A gente utiliza espaços públicos como forma de promover a inclusão, para que as pessoas com deficiência se sintam pertencentes a esses ambientes como qualquer outra pessoa. É também um outro jeito de propor a reabilitação, sem perder de vista a integração e o exercício da cidadania”, declarou a coordenadora do CER II, Sony Petris.

Atualmente, cerca de 320 pacientes são atendidos neste Centro de Reabilitação. De acordo com a gerente do CER II, Mylena Amaral, as crianças que têm necessidade de reabilitação e atendam aos critérios de inserção no serviço, podem ser acolhidas desde os primeiros meses de vida.

“O Centro atende a uma gama de pacientes muito grande, desde crianças a adultos. Mas como estamos na semana da criança, decidimos fazer essas atividades externas para aumentar a estimulação do paciente, melhorar a comunicação em outros ambientes, o contato com outras pessoas e vivenciar situações diferentes das que eles vivenciam dentro do serviço”, destacou.

Participação familiar

Ainda segundo Mylena, a equipe multidisciplinar elaborou para o evento desta quinta-feira diversas atividades, todas com intuito terapêutico, envolvendo competitividade, equilíbrio, coordenação motora, bem como a identificação de cores e sons.

Viviane da Cunha Nascimento, mãe de Enzo Nascimento de Souza, 5 anos, foi uma das mães que fizeram questão de comparecer. “Sempre tento participar e um momento como esse é maravilhoso, tanto pra eles, quanto pra gente. Nossa rotina se resume a fisioterapia/casa/fisioterapia, então é bem gratificante participar dessas atividades. Só tenho a agradecer, porque é muito prazeroso e descontraído”, celebrou ao lado do pequeno, que foi vencedor em uma das brincadeiras.

Michele Priscila, mãe da pequena Anne Victória, 4 anos, diagnosticada com microcefalia, disse que a filha é atendida no CER desde os sete meses. “Lá, ela recebe todo atendimento que precisa, seja na parte motora, seja com a fonoaudióloga e o neuro. É muito importante porque, ao longo do tratamento, já deu pra notar que ela teve avanços. Ainda tem dificuldade na fala, mas a parte motora já desenvolveu bem e, além disso, participar dessas atividades externas, ao lado das outras crianças, a deixa muito feliz”, comentou.

Atuante nas brincadeiras desenvolvidas durante a tarde de lazer, a jovem mãe Brenda dos Santos, comemora os avanços de Agatha Sofia dos Santos, 2 anos, que tem paralisia cerebral. Três vezes na semana a pequena é atendida no CER II. “É muito bom! Ela está cada dia melhor, já consegue sentar no sofá, se movimentar e interagir com a gente. Estou feliz com esse suporte que a gente recebe”, reconheceu.