Prefeitura de Aracaju certifica membros do Nudec do bairro América

Defesa Social e Cidadania
10/10/2019 17h25

Nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), concluiu a formação do nono Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec) da capital. Dessa vez, foi formada uma turma de 12 moradores voluntários do bairro América.

Na oportunidade, os integrantes do novo Núcleo receberam os certificados de conclusão de curso, que os tornam aptos a auxiliar a Defesa Civil de Aracaju no trabalho de prevenção
de riscos.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que a formação de mais um Nudec integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, através do projeto Aracaju - Cidade Resiliente.

"Dentro da meta preestabelecida, que prevê dez Nudec até o final de 2020, faltamos formar apenas um. É provável que ultrapassemos a meta, formando mais de 10 Núcleos. É importante frisar que o bairro América possui algumas áreas de riscos e merece uma atenção especial, desse modo o Nudec será de grande valia. Parabenizo o trabalho da Defesa Civil e o voluntariado dos moradores do bairro América, no desejo que não tenhamos problemas, mas que, caso eles ocorram, estejamos sempre preparados", destacou o secretário Luís Fernando.

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil de Aracaju, cabo Robson Rabelo, a formação do Nudec no bairro América se justifica pela presença de alguns riscos na região. "É um bairro em que existem algumas áreas de risco, particularmente, o risco de deslizamento de terra, e casos pontuais de risco de alagamento", explica o coordenador.

Dessa forma, o grupo tem a proposta de aproximar o poder público e a comunidade no enfrentamento de riscos. "Formar um Nudec nessa área é importante para termos uma comunicação direta e oficial com a comunidade. Em qualquer situação, a Defesa Civil vai ser informada de imediato, de forma mais confiável", considera Robson Rabelo.

Ainda de acordo com o coordenador, ao longo das cinco aulas, a equipe da Defesa Civil buscou levar à comunidade a formação de uma consciência sobre sustentabilidade.

"É uma formação que contempla não só a questão das áreas de risco, mas também acidentes domésticos, noções de primeiros socorros, o descarte irregular de resíduos sólidos, como identificar riscos de deslizamento de terra e alagamento, como trabalha a Defesa Civil e como ela interage com o Nudec e, por último, uma visita aos locais em que, pela avaliação de cada um dos membros do Nudec, apresentam risco", acrescenta o cabo Rabelo.

Além disso, na ocasião, também foi eleita a coordenadora do Nudec. Escolhida entre os integrantes, a aposentada Maria do Carmo Santos é moradora do bairro América desde que nasceu. Desde sempre envolvida com serviço comunitário, como coordenadora, Maria do Carmo espera a colaboração de todo o Núcleo. "Quando você se compromete a fazer uma coisa, mesmo que voluntária, você tem que ter responsabilidade e compromisso", afirma a aposentada.

Para a coordenadora, a formação do Nudec foi um aprendizado para todos. "Gostei e aprendi muito, foi muito proveitoso. Pequenas coisas que deixava passar despercebido, hoje já estou mais atenta", considera Maria do Carmo.

Assim como ela, a agente comunitária de saúde Julieta da Cruz, que mora no bairro há mais de 50 anos, aproveitou bastante a experiência. "Eu gosto muito de estar na comunidade. Já trabalho com a comunidade, ajudando as pessoas, e como surgiu essa oportunidade de ser voluntária, eu me identifiquei. As aulas foram maravilhosas e bem elaboradas", avalia a integrante do Nudec, satisfeita.