Prefeitura previne e trata obesidade com atendimento nutricional e atividades físicas

Saúde
11/10/2019 16h05

Os hábitos saudáveis, baseados na prática de exercícios e reeducação alimentar têm avançado entre os brasileiros. Porém, a obesidade ainda alcança altos índices e, para chamar atenção sobre o assunto, o dia 11 de outubro marca o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

Conforme aponta a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde, nos últimos treze anos, houve aumento de 67,8% no número de obesos no Brasil, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018.

Traçando um panorama local, a nutricionista da Área de Promoções, Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Barreto, afirma que os índices de pessoas com excesso de peso também pedem atenção.

Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju desenvolve ações de promoção e prevenção ao longo do ano, tanto no atendimento nutricional, por meio das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), quanto pelo Programa Academia da Cidade.

“De acordo com a última pesquisa do Vigitel, Aracaju está com 51,5% da população com excesso de peso. É importante salientar que a obesidade é considerada uma doença crônica, com CID 66, e um dos fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento dessa doença é o fator genético”, afirma Vanessa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública. Além de reduzir a qualidade de vida das pessoas, a obesidade e o excesso de peso predispõe doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como o de próstata, estômago e intestino.

“As pessoas são identificadas com obesidade a partir de avaliação nutricional, por meio do Índice de Massa Corpórea (IMC), circunferência abdominal, que é um fator bastante importante, e um dos principais tratamentos é a mudança no estilo de vida”, reforça a nutricionista Vanessa Barreto.

Atendimento especializado

Para que a mudança nos hábitos alimentares aconteça de forma correta, é fundamental a ajuda profissional com o nutricionista. “Ele é o profissional habilitado para prescrever a dieta, que varia de acordo com o paciente. Passar pelo processo de reeducação alimentar é mudar o estilo de vida, seguir novos hábitos. Reduzindo o consumo de industrializados, ultraprocessados, praticar atividade física, incluir o consumo de frutas, verduras, hortaliças, além de evitar bebidas açucaradas”, enfatiza Vanessa.

Nasf e Academia da Cidade

Como forma de auxiliar a população nesse processo de prevenção e tratamento contra a obesidade, a Prefeitura de Aracaju atua por meio do Nasf, existentes nas Unidades Básicas de Saúde, onde o profissional de nutrição trabalha de forma contínua na promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade, redução de peso.

"Nós temos nove Nasf’s, onde em cada um, além das outras especialidades, o nutricionista também atua, semanalmente, por meio de consulta individual, trabalhos em grupo e com a sala de espera. Cada dia uma atividade diferente”, pontuou Vanessa.

Além desse atendimento, a Prefeitura ainda disponibiliza o Programa Academia da Cidade (PAC), desenvolvido em polos instalados nos bairros da capital. “Cada bairro tem o seu polo, e cada polo tem seus dias de funcionamento, com aulas realizadas em espaços como quadras, praças e associações. Os professores oferecem várias atividades, como ginástica laboral, dança, funcional e atinge todo tipo de público. As aulas pela manhã são de 05h30 às 08h, e à tarde das 15h30 às 17h”, explicou a assessora administrativa do Programa Academia da Cidade, Bárbara Oliveira Santana.

Além das atividades ao ar livre, o PAC está desenvolvendo, uatro polos piloto -  Augusto Franco, Santa Maria, Industrial e Santos Dumont - o Projeto de Redução do IMC, com a endocrinologista Carla Raquel, a partir do qual são feitas avaliações dos pacientes.

“As pessoas que estão no estágio mais crítico de obesidade encaminhamos direto para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), para acompanhamento com o endocrinologista, sem filas”, explica Bárbara.