Prefeitura participa de visita técnica às obras de revitalização da Orla Pôr do Sol

Indústria, Comércio e Turismo
14/10/2019 15h30

A convite do Governo de Sergipe, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, participou de visita técnica, nesta segunda-feira, 14, às obras de revitalização da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, importante cartão postal da capital sergipana, que estão em fase de conclusão. Junto ao secretário de Estado da Comunicação e do Turismo, Sales Neto, o representante da Prefeitura de Aracaju avaliou os detalhes finais para finalização da execução do projeto.

“Esta é uma obra bastante aguardada, um projeto construído no âmbito do Prodetur entre Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ouvindo moradores, comerciantes e donos de embarcação, mostrando a importância do diálogo para gerir o turismo. Estou feliz ao ver o andamento da obra, já já ela será entregue e o pôr do sol aqui vai ficar muito mais bonito”, destacou o secretário Marlysson Magalhães.  

Com o projeto em mãos, o coordenador de infraestrutura do Prodetur/SE, Felipe Brito, explicou aos secretários Sales Neto e Marlysson Magalhães detalhes do que foi executado na reforma, sobretudo a parte final: a instalação de um píer flutuante para receber embarcações para passeios turísticos no estuário do rio Vaza-Barris.

“Já estamos com a obra praticamente finalizada, falta apenas a instalação do píer para depois a gente fazer o serviço de acabamento, como pintura do deck, retoque de pintura nas edificações e retoques finais, mas diria que a obra está praticamente pronta para ser entregue”, afirmou o coordenador.

Para execução do projeto, são investidos R$2,8 milhões, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Prefeitura de Aracaju.

Dentre os serviços já executados, destacam-se a recuperação dos telhados e pintura de todas as edificações da Orla, como bares, posto policial, Posto de Informações Turísticas, Capela dos Pescadores e Associação dos Moradores;  recuperação de todo o passeio em concreto, bem como o atracadouro de concreto existente; restauração do totem metálico localizado na praça central de entrada da Orla; pinturas artísticas decorativas dos passeios; deck e guarda corpos de madeira restaurados, com peças danificadas substituídas; banheiros internos dos bares para uso público reformados; construção de dois novos banheiros externos com acessibilidade para idosos e portadores de deficiência física e a recuperação de toda extensão do muro de contenção (gabião) da Orla.
 
A segurança também foi uma preocupação na elaboração do projeto e para oferecer mais tranquilidade a quem frequenta o local, foram construídas duas lombo faixas para redução da velocidade, melhoria da segurança da via, e dezessete câmeras de segurança foram instaladas, ligadas diretamente posto policial com o objetivo de oferecer respostas mais rápidas à população no caso de alguma ocorrência.

O secretário de estado da Comunicação e do Turismo, Sales Neto, destacou a importância da obra e a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju para devolver à capital sergipana um dos seus mais belos equipamento de turismo.

“Essa é a forma do governador Belivaldo Chagas trabalhar na capital, em parceria com o prefeito Edvaldo Nogueira. A Orla Pôr do Sol é um importantíssimo ponto turístico, é daqui que partem embarcações rumo a locais paradisíacos como a Croa do Goré, Ilha dos Namorados e Praia do Viral. Essa reforma devolve beleza e segurança ao local, melhorando a experiência do turista que vem ao nosso estado, com a perspectiva de retorno, trazendo mais turistas nas próximas férias”, vibrou o secretário de estado.

Foi definido um novo encontro de trabalho, desta vez na sede da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, no próximo dia 22 de outubro, quando haverá o alinhamento de ajustes finais para a inauguração.

Com a entrega da obra e novas ações do Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju, o secretário Marlysson Magalhães demonstra otimismo com a chegada de turistas no período de alta estação que se avizinha.

“Podemos vislumbrar uma alta estação muito aquecida para o turismo em nossa capital e em Sergipe como um todo. Além dos consagrados atrativos que já temos, todo o nosso diferencial em relação a outros destinos, teremos a volta do Projeto Verão, a conclusão da reforma da Orla Pôr do Sol, o anúncio da reforma da Orla do Bairro Industrial, que o prefeito deve anunciar nos próximos dias, além do Centro de Convenções, em processo de formalização de PPP (parceria público privada) para a exploração. Teremos um 2020 de muito turismo em Sergipe e Aracaju”, comemorou.