Comunidade do Marivan reconhece regularidade dos serviços de limpeza no loteamento

Serviços Urbanos
14/10/2019 16h52

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dinamizou as ações de limpeza pública na capital. Para isso, diariamente, equipes com dezenas de garis e margaridas se concentram em diversas regiões da cidade no desempenho de serviços como varrição, coleta domiciliar e de entulhos, capinação, roçagem manual e limpeza de canal. Nesta segunda-feira, 14, foi a vez do loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, receber alguns destes serviços de manutenção.

Durante a manhã, na área popularmente conhecida como Prainha, uma equipe executou o procedimento preventivo de retirada da vegetação e dos sedimentos do canal. O serviço de desobstrução, que teve início na extensão do canal situada na região das Mangabeiras, também no Santa Maria, já retirou, até o momento, cerca de 90 toneladas de resíduos, segundo dados da Diretoria de Operações da Empresa. Além disso, para manter a conservação dos espaços públicos da comunidade, outra equipe realizou a capinagem das vias. 

“Perceber, constantemente, a presença de agentes de limpeza da Prefeitura em nosso bairro é muito bom”, comentou Edson Santos Bezerra, enquanto acompanhava da porta de sua residência o trabalho de limpeza no canal.

O autônomo Robério Aquino Caetano que, diariamente, percorre os conjuntos residenciais e loteamentos do bairro Santa Maria para atender a sua clientela, afirmou que essa região está vivendo uma nova realidade desde o início dessa gestão, quando, além do serviço de desobstrução do canal, as demais ações de limpeza pública se tornaram mais frequentes.
 
“Por conta do meu trabalho, estou sempre circulando por essa região, e percebi que as coisas mudaram pra melhor. A cidade de Aracaju como um todo está sendo bem assistida pelos serviços de limpeza. Não tenho do que reclamar”, disse ele.

“O trabalho desenvolvido pela Emsurb está mudando a cara da nossa comunidade. Além da coleta do lixo que passa nos dias certinhos, vejo com frequência caminhões recolhendo os entulhos e outros materiais que algumas pessoas jogam nos terrenos. Graças a essas ações, não temos mais lixo nas ruas”, destacou o morador Gilson dos Santos.

Segundo o diretor de Operações, Bruno Moraes., o planejamento de ações nos bairros é baseado em monitoramento in loco e também nas demandas sinalizadas pela própria comunidade e gera resultados satisfatórios de limpeza urbana. "Essa parceria entre Prefeitura e população é um retorno muito positivo para nós, o que demonstra que estamos no caminho certo para avançar ainda mais no estabelecimento da qualidade de vida em nossa cidade”, enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Descarte irregular

O recolhimento de entulho e materiais volumosos, como grandes embalagens, peças de madeira e sobras de poda, também integra a programação diária de ações da Emsurb no loteamento Marivan. Por lá, essa ação acontece duas vezes por semana em pontos viciados de descarte ilegal. Além disso, a população da região conta com três caixas estacionárias, duas para lixo e uma para entulho, disponibilizadas pela empresa municipal. Já o serviço de coleta de lixo domiciliar acontece sempre as terças, quintas e sábados.