No Orlando Dantas, Prefeitura atua para melhorar a qualidade de vida de idosos

Saúde
14/10/2019 17h40

Como forma de ampliar a conscientização para as questões ligadas ao envelhecimento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu palestra e atividades físicas para o grupo de idosos Fraternidade Josefina, atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas.

O evento marca o Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro e, de acordo com a assistente social da UBS, Ana Paula Villas Boas Morais, o evento foi uma forma de proporcionar uma reunião diferente.

“O Fraternidade Josefina, que possui hoje cerca de 80 idosos, se reúne uma vez por semana para debater a saúde na terceira idade. Porém, com a proximidade da data, vimos a oportunidade de fazer algo diferente para nossos usuários, já que eles também fazem parte do nosso cotidiano durante os atendimentos aqui na UBS", disse Ana, que foi uma das organizadoras da ação.

Para a assistente social do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, Evânia Oliveira dos Santos, os encontros reintegram e valorizam a pessoa idosa. "São realizadas diversas atividades de valorização do idoso, e como o grupo é referenciado pelo Cras Jardim Esperança, temos educador social e professor de dança, que trabalham a importância da convivência social para romper com o isolamento e a depressão" destacou.

Na programação, a equipe do Programa da Saúde do Idoso falou sobre o Estatuto do Idoso e disponibilizou a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Os temas foram abordados pela coordenadora da Área de Promoção e de Ações Intersetoriais da SMS, Patrícia Ribeiro Rocha.

"O atendimento integral se baseia, principalmente, por esse momento de integração deles com o polo da Academia da Cidade, com o Cras, com os grupos das Unidades Básicas de Saúde e os grupos religiosos da comunidade. Esse tipo de interação é terapêutico para eles", ressaltou Patrícia.

Ao orientar sobre o uso da Caderneta, Patrícia ainda salientou que ela é uma ferramenta fundamental no atendimento, pois nela estão todas as informações sobre a saúde do idoso. "Eu diria que é uma biografia do idoso que deve ser levada na bolsa, assim como o cartão SUS e o documento de identidade", salientou.

Mais qualidade de vida

Coordenando o Grupo Fraternidade Josefina há quase 15 anos, a senhora Maria Amélia Vargas Façanha afirma que o apoio que ele recebe da Prefeitura de Aracaju é fundamental para as atividades. "Essa parceria é uma benção! Eles nos ajudam muito! Já vieram vários profissionais para orientar com exercícios e palestras. Só nos encontramos em um dia na semana, mas isso já nos faz um bem danado".

"Minha vida é esse grupo! É bom demais! Quando preciso faltar fico triste", declarou a sorridente Maria Enalra Conceição, que é uma antiga participante do Fraternidade Josefina.

Maria Lucineide Cardoso Santos, integrante do grupo de idosos há mais de 10 anos e frequentadora regular do Programa Academia da Cidade, também elogia o apoio do município. "Ter esses encontros, viver momentos assim faz toda a diferença. Muitas vezes estamos tristes, em casa, e vir pra cá encontrar os amigos, fazer atividade física muda tudo", reconheceu.