Secretários municipais de Saúde dialogam sobre políticas públicas do SUS

Saúde
15/10/2019 15h32

Para deliberar assuntos pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Região de Aracaju, composta pela capital e outros sete municípios, realizou-se mais uma reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Regional (CIR). O encontro dos gestores ocorreu nesta terça-feira, 15, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com o secretário adjunto, Carlos Noronha, este espaço é muito importante para o fortalecimento do SUS na regional. “Percebemos com as políticas públicas que não podemos perder estes espaços de debates como esse, pois enquanto secretários isolados somos vozes únicas e, em grupo, conseguimos fortalecer nossa regional de maneira mais efetiva. Aqui, por exemplo, já debatemos diversos temas como repasses financeiros, acompanhamento da Programação Pactuada Integrada [PPI], ou seja, assuntos que influenciam muito as gestões da Saúde em cada município”, explicou.

Para a secretária municipal da Saúde de Divina Pastora, Ana Lídia Nascimento, a reunião do CIR é prioridade quando o assunto e o fortalecimento do SUS. “Esta região é a maior do estado em número de pessoas, e existe uma grande SUS dependência, quer dizer, muitas pessoas não têm planos de saúde privados e dependem do poder público nesse quesito. Tudo o que definimos aqui impacta diretamente na vida das pessoas, daí a importância desses encontros”, esclareceu.

Segundo a secretária de São Cristóvão, Fernanda Santana, o encontro é muito significativo, pois é um momento de reconhecimento dos secretários no colegiado. “Nós discutimos e reconectamos a função deste espaço para movimentar e fortalecer secretários e gestores de políticas públicas que somos” relatou.

Regionalização

Uma das diretrizes do SUS é trabalhar de forma regionalizada. Sendo assim, Sergipe foi dividido em sete regionais de Saúde (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Itabaiana, Estância, Lagarto e Nossa Senhora da Glória), cada região tem os seus aparelhos para atender os municípios vinculados, como os hospitais regionais, por exemplo.

Cada Região tem um respectivo CIR que trabalha em consonância com o Colegiado Interfederativo Estadual. O CIR de Aracaju é composto, além da capital, pelos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e Laranjeiras.