Prefeitura reforça benefícios da alimentação saudável durante todo o ano

Saúde
16/10/2019 07h03

Para estimular a mudança de comportamento no que compete a uma alimentação mais saudável e nutritiva, bem como chamar atenção para os índices da fome no mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o dia 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação.

Em Aracaju, a Prefeitura promove, durante todo o ano, ações que incentivam um estilo de vida mais saudável e, no que se refere à Secretaria Municipal da Saúde, os principais espaços utilizados para a prática dessas ações são as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Um exemplo dessas ações paralelas aos atendimentos clínicos nas UBS é o ‘Projeto Estilo de Vida Saudável’, desenvolvido pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família IV, Rita Dantas, que abrange as UBS Joaldo Barbosa, Edézio Vieira de Melo e Fernando Sampaio.

Os encontros acontecem semanalmente nas unidades Joaldo Barbosa e Fernando Sampaio, e acolhe usuários a partir dos 14 anos. “Nossa intenção é trabalhar formas mais equilibradas de alimentação e um estilo de vida mais saudável. Em cada encontro,  sempre damos dicas sobre a escolha dos alimentos e o uso de medicamentos, além de trabalharmos a questão dos exercícios com nossos profissionais da Educação Física”, explica Rita.

Na UBS Joaldo Barbosa, o ‘Projeto Estilo de Vida Saudável’ é promovido sempre às quintas-feiras, das 7h30 às 8h30. Já na UBS Fernando Sampaio, o encontro acontece às sextas-feiras, no mesmo horário. Em outras unidades básicas também são desenvolvidas estratégias específicas para promoção e prevenção da saúde ligadas à alimentação saudável.

A nutricionista da Área de Promoções, Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Barreto , reforça a importância de aderir aos projetos oferecidos na rede básica e o quanto eles contribuem no processo clínico e social de cada usuário.

“As pessoas têm uma visão de que o grupo não surte muito efeito como um atendimento individual. Porém, o atendimento em grupo trabalha, principalmente, com a promoção e o compartilhamento das experiências de outras pessoas, que podem contribuir no processo de prevenção e recuperação. Os profissionais que atuam nos grupos reforçam o que é feito no atendimento individual e vão além, por isso é muito importante participar”, reforçou.

Estilo de vida

Vanessa Barreto explica que muitas vezes se tem a ideia de que a alimentação saudável é cara, de difícil acesso, o que, segundo ela, não é verdade. “O alimento saudável é o que está na sua forma mais natural possível, que ajuda na questão nutritiva de prevenir anemias e outras doenças, como também em questões ligadas à redução de peso. E o ato de cozinhar deve ser uma prática constante, porque quando se prepara a própria comida é possível identificar a quantidade de nutrientes e adequar a escolha dos ingredientes e o tipo de preparo de acordo com as preferências e realidade de cada um”, detalhou.

Além disso, a nutricionista reforça que as orientações sobre as mudanças nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos promovidas nas rotinas das UBS favorece muito a redução de doenças crônicas.

“É importante que a pessoa tenha consciência que é preciso mudar os hábitos alimentares para evitar doenças graves, como é o caso da diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer”, complementou.