Prefeitura intensifica limpeza e manutenção dos cemitérios públicos para o Dia de Finados

Serviços Urbanos
16/10/2019 08h40

Embora realizados com periodicidade regular pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), os serviços de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos da capital sergipana são intensificados nas semanas que antecedem ao Dia de Finados, 2 de novembro.

Nesta semana, estes serviços estão sendo executados de forma mais intensa no Cemitério São João Batista, no bairro Ponto Novo, um dos maiores da cidade em número de sepultamentos. Nas áreas interna e externa, equipes da Emsurb executam varrição, capinagem, retirada de resíduos e poda.

“Após a conclusão dos trabalhos no São João Batista, mais dois cemitérios gerenciados pela Emsurb serão atendidos: o Helena Alves Bandeira, na Atalaia, e o ABC, no bairro Jardins – que está inativo, mas ainda recebe visitação no feriado. Os cemitérios particulares receberão os cuidados das equipes somente nas áreas do entorno. Já o cemitério dos Náufragos, no Mosqueiro, que é de responsabilidade da Marinha, permanece com o apoio da Prefeitura na execução de serviços de limpeza e manutenção”,  explica o diretor de Operações da Empresa, Bruno Moraes.

Além da limpeza, para acolher com mais conforto os familiares e visitantes, outras estruturas serão disponibilizadas pela administração municipal, a exemplo de cadeiras, toldos e banheiros químicos, nos três cemitérios onde missas serão celebradas nos turnos da manhã e tarde, conforme programação a ser divulgada posteriormente. “O nosso objetivo é permitir uma melhor fluidez dentro dos cemitérios e comodidade para os visitantes”, garante o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

Bira ressaltou ainda que, durante todo o Dia de Finados, a Emsurb atuará também com na fiscalização da venda de produtos, como velas, flores e planos funerários. O foco deste trabalho é manter organizado o espaço público para que não haja obstrução na passagem dos visitantes.