Obra da Beira Mar tem avanço significativo após substituição da empresa executante

Obras e Urbanização
17/10/2019 09h30

Realiza pela Prefeitura de Aracaju, a obra de recuperação total da avenida Beira Mar, cujo cronograma é fiscalizado diariamente pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), avança em ritmo acelerado no sentido Norte da via nesta semana, sobretudo no trecho compreendido entre as avenidas José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) e a Tancredo Neves.

A execução da requalificação viária da Beira Mar segue em novo ritmo desde que, há pouco de mais um mês, a Prefeitura contratou nova empresa para executar o projeto após desfazer o contrato com a empresa que então tocava a obra, desqualificada por morosidade na execução dos serviços.

Em toda a extensão da via, até o momento, já foram aplicadas 13,5 mil toneladas de asfalto em uma área fresada de 179.705m², o que significa a requalificação de mais da metade dos 10km da avenida. Os dados de evolução do projeto evidenciam o acerto da decisão tomada pela Prefeitura de Aracaju.

"A antiga empresa aplicou pouco mais de 3,5 mil toneladas de asfalto, enquanto a atual já se aproxima das 10 mil toneladas aplicadas na avenida Beira Mar. A área fresada ficou estagnada em 60 mil m² e hoje falta pouco para ultrapassar os 180 mil m²da área total fresada", detalha o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Segundo o secretário da Infraestrutura, apesar da "extrema diligência" com o antigo contrato, ao perceber a deficiência técnica da empresa, a gestão municipal foi compelida a rescindir e chamar a empresa classificada na segunda posição durante o processo de licitação, "e essa foi a decisão mais acertada", garante.

"Quando apresentamos ao prefeito Edvaldo Nogueira a realidade do andamento e ele nos determinou que fosse feito o distrato, não tergiversamos", frisa Ferrari, ao justificar a adoção da medida.

Nesta quarta-feira, 17, a obra segue no sentido norte da via com uma frente de trabalho fresando e, na sequência, aplicação de nova camada de asfalto para compor o novo pavimento. Apenas nesta quarta-feira (16) foram aplicadas cerca de 300 toneladas de asfalto no trecho da via que está obra, montante que representa a média diária de aplicação de asfalto.

A obra

A obra completa contempla a fresagem de todo o pavimento, recapeamento, construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e sinalização vertical e horizontal nos 10km de extensão da via. Para isso, são investidos cerca de R$10 milhões, com recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.