Fundat atende a mais de 200 pessoas na quarta edição do SuperAção

Formação para o Trabalho
16/10/2019 16h21

A inclusão social é um direito de todos. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), participou nesta quarta, 16, do evento SuperAção, realizado na Praça Fausto Cardoso, no Centro da cidade.

O evento, organizado pelo Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência e Reabilitada no Mercado de Trabalho, reuniu diversas instituições públicas e privadas com o intuito de proporcionar acessibilidade, qualificação e trabalho para pessoas com deficiência e reabilitadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Órgãos como Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), Previdência Social, Governo do Estado, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entre outros, também estiveram presentes dando vida ao projeto e colaborando com a causa, por meio dos seus serviços, disponibilizados ao PCD.

A estrutura, formada por estandes na praça, contou com vários serviços da Fundat, como cadastro de currículo, oferta de vagas de emprego junto às empresas parceiras, formalização de Microempreendedor Individual (Mei), além de divulgação e inscrição para os cursos e oficinas de capacitação profissional.

No total, foram 250 inscritos no evento e mais de 200 estiveram presentes participando do projeto de inclusão, concorrendo às vagas de emprego ofertadas pela Fundat e recebendo o auxílio necessário para que fossem encaminhados devidamente às áreas de cada empresa.

O SuperAção também disponibilizou estandes para que 30 empresas iniciassem o processo seletivo para as mais de 130 vagas oferecidas por meio da Fundat à pessoa com deficiência. Na medida em que a Fundação realizava o encaminhamento do candidato, este era direcionado à primeira entrevista com o representante da empresa já no local do evento e, após ser entrevistado, aguardava o retorno da empresa com o resultado da entrevista.

Importância do evento

"É importante não só para as pessoas com deficiência, mas como toda a sociedade. Esse Fórum fala sobre a convivência e a empregabilidade. Então aqui, nós mostramos que essas pessoas são capazes de realizar qualquer trabalho laborativo, afirma a presidente do Fórum, Urcelina Porto, ao explicar o objetivo geral do evento.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, destacou o papel da Fundação e de todos os setores empresariais sobre a responsabilidade social de suprir as vagas destinadas às pessoas com deficiência. "Sempre participamos do evento de maneira efetiva. E hoje, trouxemos nossos serviços especialmente para as pessoas com deficiência.", explica a presidente.

Hebert Machado, que está desempregado no momento, conta que as empresas precisam continuar dando espaço às pessoas com deficiência, e que a Fundat auxilia a partir do suporte que presta. "Precisamos mostrar às pessoas que a inclusão social é importante. Todos precisam de emprego, e hoje eu vim em busca de oportunidades", diz o estudante do curso de Direito.