Prefeitura qualifica cidadãos para o mercado de trabalho na área de comunicação

Formação para o Trabalho
17/10/2019 14h00

Parceria com a Escola do Legislativo de Sergipe (Elese) possibilitou à Prefeitura de Aracaju, por meio da atuação da Fundação Municipal da Formação para o Trabalho (Fundat), ofertar à população aracajuana qualificação profissional na área de comunicação.

Assim, durante uma semana, no auditório da Elese, na praça Fausto Cardoso, no Centro, a Prefeitura desenvolveu as oficinas Comunicação e Entrevista de Emprego e Técnicas Básicas em Redação, as quais certificaram dezenas de alunos.

A concorrência acirrada no mercado de trabalho exige do indivíduo uma boa desenvoltura durante a entrevista de emprego. O diferencial na postura e boa comunicação fazem com que o olhar do empregador se volte com mais interesse para uma futura contratação. Por isso, a oficina de comunicação trabalhou a importância e princípios básicos para esse segmento.

“O objetivo é passar o conteúdo da comunicação, como se comportar em entrevistas de emprego, elaboração do currículo, e até orientar sobre a vestimenta adequada para a ocasião, e como se portar durante todo esse momento de avaliação”, garante a instrutora da oficina Priscilla Prata ao explicar a proposta da capacitação.

Jonas Vieira, 24, está desempregado há algum tempo e buscou absorver todo o conteúdo da Oficina de maneira eficaz. Ele destacou a importância do assunto não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. “Aqui, estou aprendendo a me comunicar e reagir melhor, não só nas entrevistas de emprego, mas também perante a sociedade. Às vezes, até dentro de casa, acontecem situações que nós não sabemos lidar, e o curso me ajudou, inclusive, nisso”, disse.

Técnicas em Redação

A importância de uma boa escrita também é intrínseca às exigências do mercado de trabalho. Por isso, a Prefeitura de Aracaju também atua para capacitar a população nessa área, a partir da Oficina de Técnicas de Redação. Além de atender à demanda mercadológica, a qualificação abordou conteúdos que auxiliam os alunos que desejam participar de processos seletivos em concursos públicos ou concorrer às vagas para estudar em universidades.

O curso, ministrado pela instrutora Enaura Vespasiano, aglomerou todos os temas mais importantes e necessários para reforçar o conhecimento da língua portuguesa. “A experiência foi bastante proveitosa entre todos os participantes durante o aperfeiçoamento, por conta do conteúdo diferenciado e bastante dinâmico que facilitou o aprendizado de todos”, afirma.
 
A turma teve participantes de todas as idades e categorias profissionais como pessoas graduadas em Letras e Pedagogia, que se fizeram presentes para relembrarem alguns temas ou se atualizarem um pouco mais. “Uma troca de experiência única. Não existe idade para aprender, muito menos para conhecer. Esse tipo de iniciativa dá oportunidade para a gente”, disse a aposentada Aubenice da Silva.