Emurb promove atividades do Outubro Rosa para servidoras do órgão

Obras e Urbanização
17/10/2019 16h19

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) promoveu nesta quinta-feira, 17, uma série de atividades alusivas à campanha Outubro Rosa 2019, buscando conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e câncer de colo do útero.

O evento, destinado às servidoras, estagiárias e demais colaboradoras da Empresa, iniciou com um café da manhã e contou com palestras, aferição de pressão, depoimento de pessoas que superaram a doença, massagem para as participantes e sorteio de brindes.

Enfermeira e professora universitária, Daniele Nardello foi convidada para abordar os cuidados que as mulheres devem ter ao longo da vida. "O melhor e mais eficaz remédio é sempre a prevenção. Então sempre devemos fazer exames, buscar informações, ter uma boa alimentação, fazer exercícios. Isto é fundamental para uma vida saudável e com os exames periódicos é possível a gente saber como está o funcionamento de nosso corpo e, portanto, é para fazer este alerta que serve a campanha 'Outubro Rosa'", alerta a profissional.

Para a enfermeira Silvana Gomes, lotada no setor de medicina do trabalho da Emurb, a ação foi mais um momento de empoderamento das mulheres, que passam a ter mais controle sobre sua saúde. "Este é um momento importante de orientação e prevenção contra o câncer de mama e câncer de colo do útero e durante este mês devemos intensificar ainda mais a campanha. Sem contar que desta forma nós mulheres tomamos parta si as responsabilidades sobre nossa saúde e buscamos a cada vez mais nos informarmos", comenta Silvana.

Para a assistente social Martha Figueiredo, é função da Empresa prezar pela qualidade de vida das servidoras que se doam nos setores administrativos, técnicos e nas tarefas laborais. "É mais uma ação focada no bem-estar das colegas servidoras e como este mês é dedicado à prevenção do câncer de mama é importante o máximo de informação acerca do tema. Foi espetacular este dia e agradecemos à direção da Emurb por estimular cada ação desenvolvida", avalia.

Depoimento

A servidora Sully Salgado, que há pouco tempo passou por um tratamento contra o câncer, emocionou a todas as colegas ao relembrar tudo que passou até superar a doença e voltar à sua rotina. "A gente acha que nunca vai acontecer com a pessoa. Muitas vezes deixa de fazer exames, vai protelando consultas e quando percebe chega o sofrimento. Eu passei pro esse sofrimento, mas tive forças para superar e fui uma paciente muito atenta ao que os médicos me orientaram. Por isto eu recomendo que todas vocês sempre busquem orientação médica a qualquer manifestação estranha no corpo", enfatizou.