Prefeitura continua trabalho de apoio ao recolhimento de manchas de óleo

Serviços Urbanos
17/10/2019 17h20

A Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes integradas à força-tarefa montada para limpeza e recolhimento das manchas de óleo que atingiram as praias da capital sergipana. Deste modo, nesta quinta-feira, 17, os agentes da  Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizaram a varrição do resíduo na Praia dos Artistas, no bairro Coroa do Meio, conforme orientações da Petrobras.

O trabalho, que objetiva minorar os impactos ambientais, é realizado por órgãos e instituições federal e estadual, conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, e está sendo realizado desde o início deste mês, quando identificou-se uma grande quantidade desse material viscoso, de origem ainda desconhecida, chegou em toda a extensão de areia do litoral aracajuano. 

De acordo com diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, devido à nova incidência de pequenas manchas na faixa litorânea, nesta sexta-feira, 18, os trabalhos seguiram, ainda, na região da Praia dos Artistas. “Com o surgimento de novas manchas, iremos ampliar o número de agentes envolvidos nesta operação, principalmente nos pontos mais críticos,  seguindo em direção as praias do litoral sul da cidade”, explicou o diretor.

Bruno acrescentou ainda que, como o aterro sanitário não é apropriado para receber este tipo de substância, a destinação do produto está sendo feita pela Petrobras. “Todo o material recolhido nas praias está sendo levado pela Petrobras a uma área provisória no município de Carmópolis", completou.

De acordo com análise feita pela Petrobras, a substância densa, viscosa, de coloração preta e com capacidade de boiar na água é petróleo cru e não provém do Brasil.