Prefeitura dá continuidade à limpeza do canal do conjunto Almirante Tamandaré

Serviços Urbanos
18/10/2019 17h00

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dá continuidade à execução do serviço de limpeza pelo método de barragem no canal do conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont. A ação deve ser concluída em 30 dias e pode ser estendida conforme a necessidade.

Durante a operação, que acontece na parte situada na rua Comandante Miranda, os agentes recolhem o lixo e outros sedimentos que comprometem o fluxo das águas. Em alguns trechos, a proximidade dos muros das construções chega a impedir a fixação dos equipamentos, com isso, para não comprometer a retirada dos resíduos, e, principalmente, a estrutura das residências, a limpeza passa a ser executada manualmente. 
 
“Em algumas localidades, por conta da dificuldade do acesso do nosso maquinário, as ações de limpeza precisam passar por um planejamento mais detalhado, podendo, inclusive, ser utilizado mais de um método para o mesmo canal. Neste canal do Tamandaré, além da ação por barragem, outros trechos foram atendidos, nessa gestão, com a limpeza mecanizada e manual”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

O comerciante local, José Silva ressaltou que o serviço de limpeza de canal realizado pela Prefeitura está sendo bem feito. “Uma prova disso é que não tivemos problemas com alagamentos no período das chuvas. Porém, percebo que ainda existem pessoas com atitudes erradas, jogando lixo, inclusive, enquanto os funcionários estão fazendo o serviço”, disse ele.
 
A moradora Adenilze Santos Lima, que acompanhava atenta o procedimento de limpeza, reconhece a importância do apoio da população para o sucesso da ação. “Moro aqui há mais de 30 anos e já cansei de reclamar com alguns vizinhos que jogam o lixo dentro do canal sem necessidade, pois a coleta passa nos dias certinhos, segunda, quarta e sexta-feira. Além disso, é constante a presença de equipes recolhendo também os entulhos despejados nas esquinas”, disse ela.

“A quantidade de material descartado irregularmente pela população na parte interna do canal, que possui aproximadamente 1,5km de extensão, impressiona. Embalagens plásticas, fragmentos de móveis e até restos de construção, são encontrados com facilidade pelos agentes”, enfatizou o coordenador de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário, Vinícius Almeida.

Metologia
A limpeza dos canais realizada pela Prefeitura de Aracaju acontece de forma preventiva e regular, por três métodos distintos: manual, mecanizado e por barragem móvel. A metodologia utilizada de acordo com as características apresentadas em cada localidade, promovem a eficiência do serviço, mesmo para aquelas áreas que exigem um trabalho mais minucioso.