Prefeitura forma primeira turma do Curso de Auxiliar de Farmácia e alunos aprovam iniciativa

Formação para o Trabalho
18/10/2019 17h25

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), concluiu, nesta sexta, 18, mais um curso de qualificação na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro 17 de Março, na zona sul da capital. A capacitação em Auxiliar de Farmácia, ministrada pelo instrutor Lucas Francelino, teve carga horária de 100 horas e contou com a inscrição de 41 alunos.

O curso é um dos mais procurados entre as pessoas que se identificam com a área da saúde. O mercado de trabalho tem uma demanda muito grande de profissionais para essa área, devido à grande quantidade de farmácias instaladas na cidade.

Atenta às demandas do comércio e em oferecer oportunidades para a população, a Prefeitura prontificou-se a capacitar o público interessado em adquirir uma qualificação profissional na área de auxiliar farmacêutico, para que essas pessoas sejam aptas em assumir com maior responsabilidade as funções designadas.

Curso inédito

A Fundat ampliou sua grade de qualificação profissional seguindo um levantamento feito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Observatório Social, que destacou os cursos mais procurados pelos cidadãos e sua relevância no mercado de trabalho sergipano para os próximos anos.

A abrangência do curso técnico não é somente para o ramo comercial, para a função de balconista. Por meio dele, os auxiliares capacitados pela Prefeitura de Aracaju também podem prestar serviço como auxiliar nas farmácias da área hospitalar e farmácias de manipulação (atendente e auxiliar de técnico e farmacêutico).

As aulas do novo curso foram conduzidas pelo farmacêutico Lucas Francelino, de 25 anos. De acordo com o professor, essa capacitação é extensa e a dinâmica trazida deixou os participantes encantados.

"É um curso que não só abrange a parte administrativa, ele alcança também a área da saúde, por ter essa abrangência e a primeira vez sendo ofertado, os alunos demonstravam muito encantamento com esse primeiro contato com a anatomia e fisiologia humana", destaca o farmacêutico instrutor.

Aprovação

Com um público diverso de jovens e adultos da capital, o primeiro curso de Auxiliar de Farmácia, ofertado pela Fundat teve aprovação dos alunos. A jovem aracajuana Ana Lúcia Dantas, 20, não perdeu a oportunidade de participar do curso. Ela é apaixonada pela área da saúde e a capacitação só fez aumentar esse desejo e lhe deixar mais confiante para trabalhar neste ramo profissional.

"O curso foi cheio de aprendizado e coisas novas que aprendemos para o futuro. Tivemos também aulas praticas, em contato com aparelhos para saber como usar e não usar. Eu tenho vontade de fazer curso de técnico de Enfermagem, foi bom que esse já é ligado à área, já me sinto preparada para trabalhar", conta a moradora do bairro 17 de Março.

De acordo com o aluno Franklin dos Santos, que também reside no bairro e já tinha ido à Unidade de Qualificação Profissional (UQP) sugerir essa capacitação diante da dimensão que o mercado farmacêutico tem na capital, foi pego de surpresa quando soube da oferta do curso.  "Esse curso é um passaporte para nós pelo grande número de farmácias que tem aqui em Aracaju, eu gostei muito e já estou esperando mais cursos nesse nível aqui no 17 de Março", conclui.

O professor também aprovou o engajamento da turma e a oportunidade que a Prefeitura está dando aos auxiliares de farmácia. "Sinto-me realizado como professor pela turma que ensinei, pela oportunidade que a Prefeitura está dando a eles, fico feliz por cada um, espero que só tenham a crescer e o curso de Auxiliar de Farmácia avance dentro da Fundat", exclama.