Servidores da Prefeitura são capacitados em mais um módulo da Plataforma +Brasil

Planejamento e Orçamento
22/10/2019 17h40

Teve início nesta terça-feira, 22, o Módulo B da Plataforma +Brasil. O curso é restrito aos servidores da Prefeitura de Aracaju que já realizaram o Módulo A, em 2018. Promovido pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), por meio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), a capacitação acontece no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e segue até a próxima quinta-feira, dia 24.

O mediador do curso é Roberto Viana, especialista em Gestão Pública e coordenador estadual e multiplicador da rede+Brasil/Sergipe. Segundo ele, no módulo A, os servidores aprenderam a manusear o sistema, elaborar e cadastrar  propostas na plataforma. Já no módulo B,  os participantes irão ver a proposta ganhar vida e transformar-se  em um convênio, em uma política pública, que estará sendo executada  pelo município”.

Roberto explicou que, neste primeiro dia de curso, os servidores rememoraram os assuntos vistos no módulo A, "com um breve apanhado de como capturar os programas disponíveis pelo Governo Federal e de como elaborar a proposta dentro do sistema", destacou. "Além disso, saber qual a visão do Governo  Federal e seus ministérios sobres as propostas que foram elaboradas", completou.
 
Ivana Silva, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), contou que o primeiro módulo foi de grande aprendizagem e espera aprender ainda mais nessa segunda fase. "Depois do Módulo A, a gente já cadastrou algumas propostas, inclusive, uma sobre Direito Difusos, que é um edital do Ministério  da Justiça", disse a servidora, que trabalha na Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi).

Ivana também citou que, na primeira fase, foram aproximadamente 1.300 propostas cadastradas, sendo que a Sema, com seu projeto de fortalecimento da gestão ambiental, ficou entre as 25 colocadas. "No módulo B, a expectativa é justamente conseguir executar as propostas e, na parte final, prestar contas dos projetos da pasta”, pontuou.

+Brasil
O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses do Governo Federal (Siconv) passou por reformas e, a partir disso, recebe o nome de Plataforma +Brasil. A ideia é que a Plataforma seja, também, um meio de acompanhamento das políticas públicas de governos ou sociedade civil.

O sistema é uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.