Prefeitura promove roda de conversa para discutir o diagnóstico de câncer e suas implicações

Planejamento e Orçamento
22/10/2019 18h11

Ampliar a perspectiva sobre uma situação que pode atingir qualquer cidadão, mostrando a importância da informação, da ideia de resiliência e do combate aos estigmas envolvidos com o assunto. Essa é a proposta inicial do projeto “Flores do Nosso Jardim”, idealizado por um conjunto de voluntárias, pacientes oncológicas, e uma médica que as assiste, cujo objetivo é compartilhar experiências motivadoras de vida diante de um diagnóstico de câncer, associado às metas da campanha Outubro Rosa.

Nesse sentido, dentro da programação alusiva ao “Dia do Servidor” (comemorado em 28 de outubro), nesta quarta-feira, dia 23, às 15h, no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos, a Prefeitura de Aracaju realiza a roda de conversa “E se fosse você?”, atividade que visa à reflexão sobre o tema que ainda é tabu na sociedade. O encontro terá como convidada especial a servidora Rafaela Macedo, que atua na Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog),  que relatará suas experiências e reflexões motivadoras, frente ao diagnóstico, junto aos colegas da administração municipal.

De acordo com Leila Martins, uma das voluntárias idealizadoras do “Flores do Nosso Jardim”, a abordagem inicia com a exibição de dois vídeos curtos que sugerem a análise e reflexão sobre o tempo que é gasto diariamente com atividades edificantes e, em seguida, um vídeo que questiona “E se fosse você?”.

“Daí decorre a discussão sobre a ideia de que qualquer um pode ter esse diagnóstico, bem como semear a empatia. Queremos nos aproximar para dizer que a vida não acaba com um diagnóstico desses. Nossa meta é falar do acolhimento e do bem-estar que é tão necessário durante o processo de tratamento”, explica.

Ainda segundo Leila, a intenção do grupo é a valorização da vida, do bem-estar e do “empoderamento” das pessoas que recebem o diagnóstico. “Mostramos que continuamos a sonhar e a planejar nosso futuro com a família e os amigos, lembrando que deve partir de nós toda a força e ponderação das escolhas”, reforça.


Na mesma linha, a servidora Rafaela Macedo, que também desenvolve projetos voluntários dessa natureza, reafirmará a importância da manutenção da auto-estima. “Sempre que compartilhamos nossas experiências, evidenciamos que cuidar-se é um ato de amor. E isso é fundamental!”, destacou Rafaela.

Seguindo na ação voluntária, o “Flores do Nosso Jardim” fará uma apresentação no próximo dia 31, no Centro de Diabetes do Ipesaude, localizado na praça Almirante Tamandaré, próximo à Capitania dos Portos.

Programação

Além da palestra desta quarta-feira, dia 23, a programação alusiva ao Dia do Servidor contará, também, no dia 25, a partir das 8h, com uma recepção musical aos servidores da Prefeitura de Aracaju no Centro Administrativo. Às 9h, inicia o “Desperta Servidor”, um aulão de ginástica laboral e,a partir das 9h30, iniciam os “Momentos de Saúde”, cujo tema é “Quem é feliz não adoece”, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, reiki, auriculoterapia, avaliação nutricional, dentre outras atividades.

Já no dia 30, será realizada uma palestra sobre ansiedade, com o psiquiatra da Perícia Médica, Antônio Lima, no auditório do Centro Administrativo, a partir das 9h.