Prefeitura leva serviços da Fundat a evento de instituição de ensino superior

Formação para o Trabalho
23/10/2019 10h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), levou os serviços de cadastro de currículo e inscrição para cursos e oficinas de capacitação profissional à Feira de Estágios e Empregos, promovida pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe.

O evento, que visa à inserção dos estudantes no mercado de trabalho, ocorreu nesta segunda e terça-feira, dias 21 e 22, na sede da instituição de ensino superior. Além de atender os acadêmicos, a feira foi aberta ao público externo, que também compareceu ao estande da Fundat para usufruir das ações disponibilizadas.

Os universitários visitaram o espaço da Fundat no evento para tirar dúvidas e aproveitar os serviços oferecidos. O graduando em Fisioterapia, Thayslan Menezes, de 19 anos, aproveitou o intervalo da aula e foi cadastrar o currículo. Para ele, a praticidade de ter a Fundação próximo, no ambiente acadêmico, foi excelente.

"A iniciativa traz mais facilidade para nós alunos que temos a vida acadêmica um pouco corrida, eu mesmo sou da área da saúde e a correria é grande. É um privilégio a Fundat estar aqui perto de nós para ofertar seus serviços", explica Thayslan.

Não foram só os alunos que passaram no estande da Fundat, mas também pessoas do público externo e comerciantes do Centro Universitário que foram se inscrever nas oficinas de capacitação. Ediselma Santos, 42, que trabalha na lanchonete da Estácio foi uma delas. A moradora do bairro Cidade Nova aproveitou a chance e não deixou passar sua vez de se qualificar por meio da Fundação.

"Achei muito boa essa iniciativa, nos dá oportunidade de se profissionalizar mais, espero que seja gratificante", destaca a atendente que participará pela primeira vez de uma capacitação ofertada pela Fundação.

Fundat Participa

Esta já é a segunda vez que a Fundat participa deste evento. De acordo com o coordenador de Estágios e Empregos da Estácio, Flávio Jesus, o sucesso da parceria entre a Fundat e o Centro Universitário na primeira edição da Feira foi primordial para trazer a Fundação novamente, nesta segunda edição.

"Como houve um resultado muito bom de cadastro de currículo e inscrição para os cursos profissionalizantes na primeira vez que a Fundat participou, nós fechamos essa parceria e aí ela está aqui fazendo esse trabalho que ajuda os acadêmicos e a todo público externo", ressalta Flávio, representante da Estácio.

A Fundação tem participado mensalmente de eventos fora de sua estrutura física. E esta também não é a primeira vez que a Fundat leva suas atividades a feiras empregatícias, em parceria com instituições de ensino superior.

De acordo com a estagiária da Fundação, Rosane Santos, que trabalhou no atendimento durante a Feira de Estágios e Empregos, os beneficiados nestas ações de empregabilidade das universidades e faculdades são os próprios acadêmicos.

"Nós saímos do ambiente de quatro paredes, pois muitas vezes eles [os alunos] não têm essa possibilidade e tempo necessário para ir até a Fundat fazer as inscrições e cadastros, então a gente traz até eles", conclui Rosane.