Oficina de capacitação da Fundat discute formas de combate aos diversos tipos de depressão

Formação para o Trabalho
23/10/2019 12h06

Além de ofertar cursos de preparação e capacitação visando à qualificação da população para o ingresso no mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), também se preocupa com o bem estar do cidadão e, nesse sentido, oferta oficinas para promover a saúde mental das pessoas e estimulá-las ao auto cuidado.

Dessa forma, a Fundat desenvolveu, nesta quarta, 23, a primeira oficina ‘Depressão: o que fazer?', ministrada das 8h às 12h, na Superintendência Regional do Trabalho de Sergipe (SRT/SE), instituição parceira da Fundação. O foco da capacitação é alertar os alunos sobre como a depressão, por vezes, pode ser desencadeada por fatores como a falta de emprego, desânimo, ociosidade e problemas pessoais.

A psicóloga e instrutora da oficina, Bárbara Feitosa, discutiu com os alunos sobre tipos de depressão e como essa doença pode alcançar as pessoas. Ela também explicou que o ser humano em sua essência é um ser sociável, e a reclusão de certas atividades por vontade própria, pode indicar um sintoma do início de uma profunda tristeza, que pode se transformar em depressão.

Temática necessária

Os alunos participaram atentos da oficina, para saber mais sobre tipos de depressão e sintomas e como podem se manifestar em um indivíduo que vivencia uma situação de desemprego. Outro fator bastante discutido foi a depressão entre crianças e jovens, que, muitas vezes, torna-se difícil de diagnosticar. Por conta disso, é sempre necessário que os pais fiquem atentos a algumas reações nos filhos.

"Como profissional da saúde mental, fico imensamente feliz em ver que a Fundat está promovendo um momento como esse de tamanha importância para a sociedade, pois sabemos que esse conhecimento pode salvar vidas e a gente precisa compartilhar com as pessoas a importância de procurar um profissional", ressalta Bárbara.