Prefeitura inicia execução da obra de revitalização viária do corredor da Augusto Franco

Obras e Urbanização
23/10/2019 17h00

Com a remoção dos meios-fios de concreto pré-moldado num trecho de aproximadamente 200m do corredor de transporte da Augusto Franco, a Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta quarta-feira, 23, a execução da obra de revitalização viária e urbanística desta avenida, também conhecida por Rio de Janeiro.

Conforme o projeto executivo, a remoção dos meios-fios que delimitam a ciclovia das faixas para veículos é a primeira etapa desta obra, a qual será seguida pela limpeza e nivelamento do terreno onde será implantada a nova ciclovia, para então iniciar a etapa de fresagem e a reposição do pavimento asfáltico.

A retirada das peças foi iniciada a partir do cruzamento da via com a rua Santa Catarina e prosseguirá no sentido norte-sul da avenida, que está devidamente sinaliza para garantir a segurança dos operários da obra e dos condutores que trafegam por este corredor de transporte, que está sendo revitalizado no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana do Município.

Como a Rio de Janeiro passará a ter três faixas, é imprescindível que, antes, a ciclovia seja consolidada. "Esta obra visa a proporcionar políticas de transporte e circulação que priorizem os modais não motorizados. Com esta obra, a avenida passará a ter três faixas, melhorando a fluidez do trânsito para os milhares de veículos que utilizam-na diariamente e isto é o grande valor desta obra: mobilidade para todos os modais de transporte", explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura.

Segundo Ferrari, esta obra foi projeta considerando-se o futuro da cidade. "Estudos indicam que a frota de carros do mundo deva crescer a uma média de 3% ao ano até 2030 e que 75% da população mundial viverá em cidades até 2050. Esses dados devem ser considerados quando se executa uma obra de mobilidade, pois, ao se antecipar, evitamos um estrangulamento viário no futuro", avalia o secretário da Infraestrutura.

O projeto

A avenida Augusto Franco é um dos quatro corredores que fazem parte do Projeto de Mobilidade Urbana idealizado e executado pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju. Orçada em cerca de R$9,6 milhões, as obras de revitalização viária e urbanística deste corredor contemplam os 7,5km de extensão da via, a qual corta os bairros Siqueira Campos, Getúlio Vargas, Pereira Lobo, Ponto Novo, Luzia, Jabotiana e São Conrado.

Serão realizados serviços de fresagem (retirada) do pavimento e recomposição do piso, com concreto betuminoso usinado a quente. Também serão realizados serviços de implantação de uma terceira faixa voltada para o transporte público, colocação de meios-fios, calçadas em concreto desempolado, rampas de acessibilidade, implantação de nova ciclovia, sinalização horizontal, vertical e semi-pórtico metálico.