Prefeitura certifica 70 usuários dos Caps em cursos de qualificação

Formação para o Trabalho
24/10/2019 16h35

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretária Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta quinta, 24, a entrega de certificados dos cursos de capacitação profissional ofertados nos Centros de Atenção Psicossocial de Aracaju (Caps).

A cerimônia de entrega aconteceu na Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese) e contou com a presença da diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna Rezende, da secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, e da diretora da Elese, Isabela Baudouin, além da participação de quase todos os 70 alunos do curso.

Os cursos proporcionaram aos usuários dos Caps, durante o mês de setembro, as seguintes capacitações: Técnicas Básicas em Maquiagem, Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, Técnicas Básicas em Argila, Técnicas Básicas em Tapeçaria, Técnicas Básicas em Bolsas Finas e Técnicas Básicas de Pintura em Tecido, todos com carga horária de 30h, e distribuídos nos seguintes Caps: Caps Ad III Primavera, Caps Liberdade, Caps II Infanto Juvenil Dona Ivone Lara, Caps Jael Patrício de Lima, Caps Vida e Caps David Capistrano, espalhados em várias regiões de Aracaju.

O objetivo das capacitações é qualificar os usuários para o mercado de trabalho e para atividade empreendedora, além de motivá-los a continuar frequentando as instituições. Na solenidade, a diretora Sandra Magna Rezende reforçou a importância do trabalho em conjunto em prol da sociedade.

“Além de reabilitar os usuários, podemos mostrar que eles são capacitados para desenvolver diversas atividades geradoras de renda que também estimulam o bem-estar e autoestima”, ressalta a diretora.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, afirma que mais projetos semelhantes estão por vir, devido aos excelentes frutos desta ação. “Estou muito feliz com o resultado. Com certeza a Fundat pode contar com a Secretaria Municipal da Saúde para realizar mais projetos como esse, que buscam auxiliar ainda mais os usuários e a sociedade em geral”, explica a secretária.

Reconhecimento
O evento contou também com a exposição das peças artesanais criadas pelos alunos durante as aulas, demonstrando a capacidade e a qualificação dos participantes.

A aluna do curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, Nilda Cardoso, relatou como o curso a auxiliou a desenvolver melhor suas técnicas na cozinha, pois ela trabalha com a confecção de trufas junto com sua amiga e colega de curso Maria Neves.

“O intuito de entrar no curso foi junto com Maria para melhorar nosso trabalho com as trufas. Nós aprendemos, por exemplo, como não perder as uvas utilizadas em nossos doces ou a manter outros materiais por mais tempo, economizando material e dinheiro”, afirma Nilda.