Patrulha Maria da Penha é tema de palestra no Instituto Federal de Sergipe

Guarda Municipal
25/10/2019 08h29

Guardas municipais de Aracaju integrantes da Patrulha Maria da Penha e do Programa Anjos Azuis participaram nesta quarta-feira, 24, da primeira edição do "Dialogando com a prevenção", evento realizado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, que visa  à abordar temas transversais e do cotidiano que contribuam para a formação dos alunos do ensino médio.

De acordo com o diretor geral da IFS, Elber Ribeiro Gama, o debate de temas relevantes como o combate à violência doméstica e a preservação do patrimônio público são imprescindíveis para os adolescentes. "Estamos realizando o evento "Dialogando com a Prevenção" dentro da concepção do processo de ensino e aprendizagem balizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Abordando temas transversais que precisam fazer parte da formação desses discentes. O tema abordado pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Aracaju se encaixa nessa diretriz e precisa ser amplamente abordado em sala de aula e no cotidiano do aluno, para que este se entenda como um cidadão crítico, reflexivo e inserido dentro de um contexto social", afirma.

A série de palestras abordou entre outros, temas as infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, prevenção do câncer de mama e atividades esportivas como promoção da saúde, além da participação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) trabalhando com a temática da preservação do patrimônio público e a Lei Maria da Penha. Ao todo, cerca de 500 alunos com idade entre 14 e 18 anos de idade participam do encontro.

"O convite do IFS ocorreu para que pudéssemos falar sobre a questão da prevenção da violência doméstica, de como se livrar dos relacionamentos abusivos. A ideia é desconstruírmos esse tipo de comportamento opressor e dominante. Os alunos receberam muito bem a abordagem utilizada, tivemos uma ótima receptividade. Eles participaram bastante E por meio de perguntas puderam tirar suas dúvidas. Essa é mais uma forma de realizarmos segurança pública, quanto mais pessoas cientes de seus direitos e preparadas para enfrentar situações adversas, melhor será nossa sociedade. Participar dessas rodas de conversa nos dão muito prazer, fazemos com imensa satisfação e são muito incentivadas por nossa instituição e pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania à qual estamos vinculados", destaca a guarda municipal e integrante da Patrulha Maria da Penha S. Dias.