Prefeitura participa de seminário sobre recursos hídricos promovido pela UFS

Meio Ambiente
24/10/2019 11h06

Realizado nesta quinta-feira, 24, o terceiro Seminário do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe contou com uma palestra do secretário municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Aracaju Alan Lemos, que apresentou aos estudantes as ações do governo municipal para preservação do meio ambiente.


Em sua palestra, o secretário Alan Lemos abordou, também, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju para conter as manchas do material oleoso que chegaram ao litoral aracajuano, a partir do desenvolvimento de ações integradas entre a Defesa Civil Municipal, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e Secretaria da Comunicação Social.

Alan detalhou os três eixos de atuação da Prefeitura: o monitoramento, que resulta na produção diária de mapa de situação; a limpeza da faixa de areia das praias, executada pela Emsurb; e as ações de conscientização ambiental, direcionada aos banhistas.

O professor Irajá Francisco, coordenador do Seminário, que reuniu pesquisadores, professores, estudantes, que interagiram com o palestrante, destacou a importância da participação da Prefeitura de Aracaju no evento.

"Esse terceiro Seminário Acadêmico do Mestrado em Recursos Hídricos está sendo muito oportuno, porque estamos trazendo pesquisadores de diversas áreas, e hoje tivemos a oportunidade de ter como palestrante Alan Lemos, que falou sobre o meio ambiente. Para nós, uma grande oportunidade, porque estamos passando por um processo muito sério, que é a questão deste acidente ambiental no mar, que abrange todo o litoral nordestino, então não podia deixar de trazer Alan para que pudéssemos ter ciência de como estão sendo executadas as ações da Prefeitura, no sentido de mitigar os impactos ambientais desta tragédia”, disse Irajá.

Adinivea Monteiro, mestranda em Recursos Hídricos, ressaltou que eventos como esse enriquecem o conhecimento de todos os participantes.

"Precisávamos ter conhecimento das ações que a Prefeitura tem desenvolvido nessa questão ambiental das manchas de óleo, e também discutirmos as ações do cotidiano da Secretaria do Meio Ambiente, com as de educação ambiental, tema muito trabalhado no Seminário", pontuou.