Prefeitura realiza Encontro dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil

Defesa Social e Cidadania
26/10/2019 16h42

Neste sábado, 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, promoveu o segundo Encontro dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). A ação faz parte do projeto Aracaju Cidade Resiliente, que integra o Planejamento Estratégico do município. Através da Defesa Civil de Aracaju já foram formados nove Núcleos, que estiveram representados durante o evento.

O secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, considera fundamental a atuação do Nudecs. "Esse é um trabalho que mobiliza a comunidade. São eles que melhor conhecem os problemas que vivem em cada bairro, em cada local e nas áreas de risco. Essa integração é fundamental. O poder público e a comunidade precisam andar de mãos dadas, para que tenhamos uma cidade melhor, uma cidade mais limpa, mais criativa e mais segura. É isso que temos buscado fazer", declarou o secretário.

Estiveram reunidos no auditório Neuzice Barreto Lima, na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, os membros dos Nudecs Cidade Nova, Industrial, Jabotiana, Porto D'antas, Santa Maria, Soledade, Zona de Expansão, Bairro América e Nudec Área PEC, que atua na área contemplada pelo Plano de Evacuação da Comunidade da Zona de Expansão.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, o objetivo principal do encontro foi proporcionar uma maior integração e o debate entre os núcleos. "São pessoas de bairros diferentes que se encontram anualmente, desde o ano passado, para interagir e fazer com que o sistema e a articulação da Defesa Civil também funcionem dentro dos núcleos. Eles precisam se conhecer e fazer com que conheçam o risco de cada um dos bairros e o trabalho que está sendo desenvolvido nas localidades com relação à prevenção contra riscos e desastres", explica o coordenador.

A programação contou a participação da analista geotécnica da Defesa Civil de Maricá (RJ), Marcela Rodrigues, que ministrou a palestra "Nudecs e práticas em cartografia social". "Fiquei muito feliz com a participação das comunidades daqui. Vi que eles trabalham de uma forma bem efetiva. Vou levar um pouco desse sentimento lá para Maricá, para contribuir com a continuidade do trabalho que executamos lá. Acho que é esse trabalho que temos que fazer enquanto Defesa Civil, que é trazer a comunidade para discutir as questões que envolvem a gestão do território, dos riscos e das ameaças às quais estamos expostos", pontuou Marcela Rodrigues.

A estudante Vitória Aciolly é membro do Nudec do Bairro América, grupo que foi concluído mais recentemente. "O trabalho que eles fazem juntando a Defesa Civil com a comunidade é muito legal. Eu vi nesse encontro de hoje o quanto isso é importante, porque o meu foi formado há pouco tempo, porém existem outros que já vem executando muitas ações. Então, a gente percebe que é uma coisa que realmente ajuda e faz diferença para essas áreas de risco", considera Vitória.

Já o autônomo Clemerson Andrade Santos é membro do Nudec Santa Maria. Para ele, a formação do Núcleo trouxe diversas melhorias ao bairro. "Foi muito proveitoso e muito bom também para o nosso bairro e para o complexo de moradores. Nos ajuda muito na construção de uma comunidade mais educada, mais preparada nas ações de emergência. O Nudec veio, justamente na hora que estávamos precisando, nos ajudar a estar sempre ao lado do povo", considera Clemerson.

Na ocasião, Edjane Gomes, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dialogou com os participantes do evento sobre o combate ao Aedes Aegypti. Além disso,  foram homenageados alguns profissionais que contribuíram com o processo de formação dos Nudecs, são eles: o Secretário Luís Fernando Almeida; o analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cleverton Silva; Shauna Nunes; Vívian Almeida; e a palestrante Marcela Rodrigues.