Prefeitura de Aracaju realiza curso de inteligência policial para guardas municipais

Guarda Municipal
29/10/2019 17h25

No âmbito do cronograma de capacitação e aperfeiçoamento profissional do Planejamento Estratégico, a Prefeitura de Aracaju iniciou nesta terça-feira, 29, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), o curso "Inteligência de coleta em fontes abertas".

Administrada pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a capacitação conta com instrutores da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de Sergipe (DIPOL), da 2ª Seção do Estado Maior Geral da Polícia Militar de Sergipe (PM-2) e da Coordenadoria de Inteligência da GMA.

"O Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, implementado pela Semdec, prevê um cronograma anual de capacitação para os guardiões com vistas a melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido por esses servidores aos munícipes da capital. Nesse momento em especial trabalhando com a Inteligência Policial e a coleta de informações em fontes abertas, buscamos também uma integração maior com as Guardas Municipais do interior e os demais órgãos de segurança pública que atuam no estado de Sergipe", destaca o subinspetor Fernando Mendonça, diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju.

Para o coronel Dória, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, atualmente lotado no Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público de Sergipe, a iniciativa proporciona a quebra de paradigmas. "As Guardas Municipais são parte integrante das forças de segurança, são forças auxiliares tanto no município quanto nos estados, que atuam conjuntamente com os órgãos da Secretaria de Estado da Segurança Pública", afirmou.

O representante do Ministério Público considera ainda que a Guarda Municipal de Aracaju tem desempenhado um papel muito importante, tanto no trabalho ordinário, contribuindo com todos os outros órgãos de segurança pública em âmbito estadual e federal. “Essa interação é essencial para a população, principalmente quando trabalha com foco na Inteligência, tendo em vista que a Inteligência é a parte preventiva da segurança pública", destaca Dória.

Além dos guardas municipais de Aracaju, participam do curso integrantes da Polícia Militar do Estado de Sergipe, da Agência Brasileira de Inteligência, do 28º Batalhão de Caçadores, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, da Marinha do Brasil, do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público, da Coordenadoria Geral do Sistema de Inteligência da Segurança Pública de Sergipe, da Secretaria de Estado da Justiça, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju e guardas municipais do interior de Sergipe.

Entre as autoridades presentes, esteve o prefeito do município de Amparo de São Francisco, Franklin Freire; a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Márcia Oliveira; e o major da Polícia Militar de Sergipe, Marcelo Rocha, representando a Coordenadoria Geral do Sistema de Inteligência da Segurança Pública de Sergipe (Cogesisp).