Prefeitura trata e recompõe base primária do corredor Beira Mar num trecho de 1,5km

Obras e Urbanização
30/10/2019 16h30

Na próxima segunda-feira, dia 4, a Prefeitura de Aracaju dará início a uma nova etapa da obra de recuperação total do corredor Beira Mar. Em um trecho de 1,5km entre o cruzamento da avenida Murilo Dantas e o antigo Palácio de Veraneio, serão feitas intervenções mais profundas no pavimento da via para identificar fissuras e corrigir a base primária, bastante prejudicada por escavações feitas por concessionárias de serviços públicos.

Com estes serviços, as frentes de trabalho que realizam a fresagem e o recapeamento da avenida atuarão, pelos próximos 30 dias, na execução dos levantamentos técnicos e na identificação dos problemas no subsolo.

Nesta fase da obra, máquinas e operários intensificarão os serviços em trechos previamente delimitados, sempre após comunicação antecipada à população, de modo a informar os condutores rotas alternativas.

O tratamento da base começa com a remoção de todo o material danificado. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, caso seja aplicada nova camada asfáltica em uma base danificada, em pouco tempo o novo pavimento cede. "Neste trecho, há uma deformidade na base que compromete o piso asfáltico e teimar em colocá-lo é sem a execução deste serviço é uma opção muito temerária. Por isto vamos iniciar esta nova fase da obra", explica Ferrari.

"A previsão é de que em pouco mais de um mês o trecho de 1,5km seja todo refeito. De toda forma é bom esclarecer que os trincas na base foram resultados de muitas outras intervenções de concessionárias e empresas que utilizam o subsolo como canalização de seus serviços", esclarece o secretário.

A obra
O projeto de recuperação total da avenida Beira Mar contempla a fresagem (retirada) do atual pavimento asfáltico, recapeamento de toda a via, construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e implantação da sinalização vertical e horizontal nos 10km de extensão da via. Para isso, são investidos cerca de R$10 milhões, com recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

O recapeamento da Beira Mar ganhou novo impulso a partir da contratação de uma nova empresa para execução do projeto. Até o momento já foram aplicadas aproximadamente 14 mil toneladas de asfalto na via, tendo sido fresado mais de 200 mil m² da área total dos 10km que serão recapeados.