Prefeitura inicia obra em mais um corredor de trânsito, do Centro ao Augusto Franco

Agência Aracaju de Notícias
30/10/2019 11h18

Mais um importante passo na transformação da mobilidade urbana de Aracaju foi dado na manhã desta quarta-feira, 30, quando o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou as obras de recapeamento das ruas e avenidas que formam o corredor Centro-Augusto Franco, o terceiro a receber melhorias na cidade. Com 11,5 km de extensão, o corredor, que atravessa 17 vias receberá novo pavimento asfáltico, desde o Centro da capital, atravessando os bairros São José, 13 de Julho, Jardins e Inácio Barbosa, até chegar ao conjunto Augusto Franco. O investimento é de R$ 7,3 milhões do projeto de Mobilidade Urbana, fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal.

“Esta é uma obra essencial para a cidade. É o terceiro corredor que estamos recuperando. Este tem grande importância, pois se inicia no Centro da cidade e segue até o conjunto Augusto Franco, na zona sul. É um grande corredor, que possui um trânsito intenso, por onde passam muitos ônibus, de modo que sua recuperação será fundamental para melhorar a mobilidade urbana”, afirmou o prefeito.

De acordo com Edvaldo, o planejamento da obra prevê a realização do recapeamento das ruas e avenidas do corredor que passam pelo Centro e São José em até 40 dias para que o acesso ao Centro Comercial no período natalino, quando há aquecimento das vendas, não seja prejudicado. “A obra já se inicia na tarde desta quarta-feira, aqui na rua Cedro, e será realizada de maneira rápida para que não haja prejuízo ao comércio”, reforçou;

O projeto contemplará os 11,5 km de extensão do corredor, composto pelas seguintes ruas e avenidas: avenidas Josias José de Almeida, Adel Nunes e Vereador Manoel Dória (conjunto Augusto Franco - Farolândia); avenida Paulo VI (Inácio Barbosa); avenidas Iolanda Pinto de Jesus, Ministro Geraldo Barreto Sobral e Pedro Valadares (Jardins); avenidas Professor Acrísio Cruz e Anísio Azevedo, e Rua Cedro (13 de Julho e Salgado Filho); ruas Itabaiana, Itabaianinha, Divina Pastora, entrada e saída do Terminal Luiz Garcia, Capela, Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg e rua Guilhermino Rezende (Centro e São José).

Além da recomposição do pavimento, com a retirada e aplicação de nova camada asfáltica serão realizados serviços de implantação de meio-fio, de calçadas em concreto desempolado, rampas de acesso para pessoas com deficiência, sinalização horizontal, vertical e implantação de semi-pórtico metálico. O prazo para execução das obras é de 180 dias.

Segundo o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Renato Teles, durante a realização da obra, ocorrerão bloqueios parciais das vias, mas sem impedimento do tráfego. “Não ocorrerão bloqueios totais, nem haverá desvio na rota do transporte público. É natural que haja uma certa lentidão, mas os agentes estarão orientando o trânsito e vias alternativas serão sugeridas”, informou. Renato lembrou que, por mês, mais de 1 milhão de usuários do transporte público são transportados neste corredor, o que demonstra o alcance da obra. “A recuperação deste corredor irá gerar grande benefício para a cidade como um todo”, disse.

Projeto de Mobilidade Urbana

O corredor Centro-Augusto Franco é o terceiro a ser recuperado com o Projeto de Mobilidade Urbana. O primeiro a receber as intervenções foi o corredor da Beira Mar, já em fase de conclusão, e o segundo, recém-iniciado, foi o corredor da avenida Augusto Franco, popularmente conhecida como Rio de Janeiro. Além destes, também será completamente reestruturado o corredor Hermes Fontes. Pelo projeto de mobilidade, a Prefeitura instalará, ainda, 150 novos abrigos de ônibus, construirá um novo terminal na região dos Mercados Centrais, reformará os terminais da Atalaia e do DIA, construirá uma Central Semafórica, além de já estar finalizando a instalação dos semáforos inteligentes.

Ao discursar no evento, o prefeito qualificou suas alegria de três formas: “a alegria da coragem”, por retomar um projeto de tamanha relevância, como o da Mobilidade Urbana, e executá-lo em benefício da cidade; “a alegria da rotina”, por honrar por mais um mês o pagamento em dia do salário dos servidores, que receberão seus vencimentos na noite desta quarta, e “a alegria da esperança”, pois assinará nesta quinta-feira, 31, o financiamento de R$ 300 milhões junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) para Aracaju.

Acompanharam a solenidade os vereadores Vinicius Porto, Fábio Meirelles, Bigode do Santa Maria e Antonio Bittencourt, além de lideranças políticas e comunitárias, secretários municipais e servidores.