Psiquiatra alerta servidores municipais sobre transtornos causados pela ansiedade

Planejamento e Orçamento
30/10/2019 12h35

"Apesar da depressão ser a mais grave, pelos riscos envolvidos, a ansiedade é a doença mental mais prevalente na população em geral, e isso inclui todos nós". Foi o que disse durante a palestra que conduziu na manhã desta quarta-feira, 30, para servidores da Prefeitura de Aracaju, o médico psiquiatra Antônio Souza Lima Filho.
 
O encontro, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, marcou o encerramento de uma série de eventos promovidos pela Prefeitura alusivos ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro.

De acordo com o médico, o tema deve ser abordado com frequência nas instituições públicas, pois, cada pessoa tem um percentual de ansiedade que pode crescer e se tornar disfuncional, o que requer atenção contínua. "A gente tem percebido um aumento do adoecimento psíquico, que hoje é a segunda causa de afastamento, e com previsão de se tornar a primeira nos próximos anos", alertou, ao destacar que "o sofrimento psíquico tem sido crescente e as doenças da ansiedade são as mais prevalentes entre os transtornos mentais".

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, também participou da palestra e destacou o encontro como oportuno para a disseminação de uma cultura saudável dos servidores da Prefeitura. "Nós temos a benesse de contar com um excelente médico psiquiatra em nossa Perícia Médica, e isso é bastante salutar para a gestão como um todo", pontuou.

Este foi o segundo encontro promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Perícia Médica, vinculada à Coordenadoria-Geral de Gestão de Pessoal (CGGP) da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), focado em transtornos que afetam a vida social e profissional das pessoas. Mas, de acordo com secretário Augusto Fábio, "a Seplog está prospectando um projeto que visa transformar cada vez mais os setores de trabalho em ambientes humanizados".