Prefeitura atualiza servidores da Secretaria da Saúde sobre alimentação saudável

Saúde
30/10/2019 15h57

Grande parte dos problemas de saúde das pessoas estão relacionados à má alimentação. Com o objetivo de proporcionar aos servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) uma discussão acerca deste tema, a Prefeitura de Aracaju realizou nesta quinta-feira, 30, o I Seminário sobre Atualização em Alimentação Saudável.

Durante o evento, o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, destacou a importância desse debate para o cotidiano dos profissionais de saúde. “O objetivo deste encontro é justamente viabilizar a discussão do tema com a participação dos diferentes profissionais, permitindo uma melhor compreensão de sua complexidade”, explicou.

De acordo com a referência técnica em Nutrição da SMS, Vanessa Barreto, o Seminário faz parte do Planejamento Anual da Saúde. “A ideia do curso foi também atualizar os profissionais sobre o novo Guia Alimentar para a população brasileira. Esse guia fala de dez passos da alimentação em um contexto bem diferente, onde não trata só da alimentação, mas de questões psicológicas, socioculturais e sustentáveis”, afirmou.

Para a coordenadora do Centro de Educação Permanente (Ceps) da Secretaria da Saúde, Jane Curbani, este Seminário é mais uma oferta de educação aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. "Os profissionais compareceram e é muito bacana essa interação. É uma oferta que não deixa de ser trabalho, pois os mesmos se reúnem e discutem temas relacionados ao dia a dia deles”, disse.

Diálogo

Médica Carla Rezende palestrou sobre a prevenção e controle de diabetes mellitus, hipertensão arterial e obesidade. “Em primeiro lugar, quero parabenizar a SMS pela iniciativa do Seminário e por continuar lutando contra a obesidade. É um tema importante a ser debatido, pois as doenças do excesso de peso, são as mais frequentes na atualidade. Muitas pessoas fazem de conta que não estão vendo ou sofrendo, tendo dificuldades, até de reconhecer que é uma doença”, relatou.

A psicóloga Lyvia de Jesus ministrou palestra sobre compulsão alimentar e os aspectos emocionais na alimentação. “Utilizamos a comida como necessidade e desejo. O emocional influencia muito na alimentação. Por isso, precisamos trabalhar a mente”, acrescentou.

Para encerrar o evento, a nutricionista Sandra Cristina Maia explanou sobre o tema 'A alimentação saudável nos dias atuais, de acordo com o novo guia alimentar para a população brasileira´. “O seminário foi importante para discutir e esclarecer procedimentos de incorporação e regulamentação de tratamentos, considerando todo o cenário e os impactos da alimentação no SUS”, destacou.