Guardas municipais de Aracaju participam de curso de Inteligência policial

Defesa Social e Cidadania
30/10/2019 16h50

Nesta quarta-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), deu continuidade ao curso de "Inteligência de coleta em fontes abertas", organizado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA). O aprimoramento faz parte do cronograma de capacitações e aperfeiçoamento profissional previsto no Planejamento Estratégico do município.

O curso teve início na manhã da terça-feira (29) e contempla 16 horas de aulas teóricas e práticas. Ao todo, a capacitação conta com 59 participantes, entre eles estão 18 agentes da GMA e mais 19 integrantes de Guardas Municipais de outros municípios sergipanos. Também foram ofertas vagas para a Polícia Militar (PM/SE), Exército, Marinha e para agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), de Aracaju.

Durante a programação o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, dialogou com o público. "Conversei hoje com os alunos do curso frisando que além do conhecimento obtido é necessária a visão ética desse trabalho, pois é um tipo de atuação que deve visar o bem comum, a segurança das instituições e principalmente a promoção da justiça", ressaltou.

Ainda segundo o secretário, a Guarda Municipal se integra cada vez mais aos órgãos de inteligência do estado e da federação. "A troca de informações é extremamente salutar. Um curso nesses moldes, que traz o ensinamento da doutrina de pesquisa no meio aberto, ou seja nas redes sociais e imprensa, é muito importante. Saber trabalhar e processar as informações obtidas nesses meios é fundamental. A sistematização desse trabalho, segundo a doutrina de inteligência, vai gerar bons frutos ", frisou Luís Fernando.

O diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, avalia os benefícios desses recursos como fontes potencializadoras do trabalho preventivo. "A informação faz com que possamos diminuir o dispêndio de forças, de energia e, diretamente, de custos para o município. Com informações de qualidade, um bom conhecimento, você age de maneira mais assertiva, podendo prever determinadas situações e assim chegar de forma antecipada, fazendo com que o evento não ocorra", considerou.

As capacitações ocorrem em diversos âmbitos da atuação da Guarda Municipal de Aracaju. "Mostra a preocupação da Prefeitura e da Semdec em capacitar cada vez mais os seus guardas municipais. A intenção é que, cada vez mais, tenhamos mais treinamentos", indicou o subinspetor Fernando Mendonça.