Prefeitura capacita servidores do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher

Formação para o Trabalho
31/10/2019 11h00

Para aprimorar a oferta de serviços às usuárias do Serviço Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), desenvolveu entre os dias 29 e 30 as oficinas Marketing Pessoal e Rotinas Administrativas, destinadas aos servidores atuantes no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Secretaria de Estado da Saúde.

O Caism atende apenas o público feminino e oferta servidos como pré-natal de alto risco, ambulatórios especializados, ultrassonografia, genitoscopia, mamografias e citopatologias. O Centro fica localizado no bairro Capucho e atende a todas as mulheres que são usuárias do Serviço Único de Saúde (SUS) que buscam atendimentos específicos.

As oficinas ofertadas pela Fundat para os servidores do Caism objetivaram melhorar o atendimento às usuárias do SUS, de modo que o órgão possa oferecer um serviço de forma mais afetuosa e humanitária.

A diretora de Formação Profissional da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, Sandra Magna, avaliou a capacitação como positiva para a sociedade, de uma forma geral. "Estamos oferecendo capacitação a um órgão estadual. Isso é muito útil para os colaboradores. Essa parceria com o Governo de Sergipe também serve como grande aprendizado para nossa instituição. A partir dessa experiência, nós conseguimos avaliar os resultados e prosseguir com outras capacitações no mesmo modelo".

Capacitações

Os servidores e colaboradores do Caism tiveram aulas didáticas com slides explicativos sobre como funciona o marketing pessoal e as rotinas administrativas. Além disso, os participantes também foram instruídos sobre finanças, postura profissional e como ser mais atuantes e atenciosos.

A oficina de Marketing Pessoal trabalhou o tema na perspectiva de como desenvolver a imagem desse funcionário em relação ao atendimento em setores públicos. "Aqui nós estamos trabalhando a imagem desse profissional para que ele possa melhorar ainda mais no atendimento oferecido pelo centro", ressaltou o instrutor da Fundat Cleber Pinto.

A coordenadora do Caism, Janua Cele Oliveira, também participou das aulas de capacitação e salientou a importância de fazer parcerias com os órgãos públicos, em especial a Fundat. "As oficinas foram bastante relevantes para a gente. Principalmente para os nossos profissionais que trabalham diretamente com o público. Então, esse aprimoramento é preciso para que cada vez mais nós possamos oferecer qualidade em nossos serviços", destacou a coordenadora.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, chamou a atenção para a importância dessa parceria entre Estado e Município, a qual faz com que os serviços sejam sempre aprimorados e beneficiem a população.  "Eu também sou servidora pública há muitos anos. E nós precisamos prezar sempre pelo bom atendimento, o próprio nome do cargo já se encarrega de explicar qual a nossa obrigação", enfatizou a presidente.

Das oficinas, participaram profissionais que atuam na área da saúde e administração, como a técnica em Enfermagem Silvania Alves, para quem o curso lhe proporcionou conhecimentos para a vida. "Vou tentar colocar em prática várias coisas que aprendi aqui hoje. Foi bastante proveitoso, tanto no campo profissional como no pessoal", ressaltou a participante.