Prefeitura agiliza recapeamento do corredor Centro-Jardins nas ruas da região central

Obras e Urbanização
31/10/2019 17h00

Iniciada nesta quarta-feira (30), a obra de recapeamento das ruas e avenidas que formam o corredor de transportes Centro-Franco fresou (retirou) até o final da tarde desta quinta-feira, 31, mais de 3,1 mil metros quadrados do antigo pavimento das ruas Cedro e Itabaianinha, nos bairros São José e Centro, vias nas quais foram aplicadas, nesse mesmo período, cerca de 300 tolenadas de asfalto.

Com 11,5km de extensão, o corredor contempla 17 vias com novo pavimento asfáltico, desde o Centro até o conjunto Augusto Franco, passando pelos bairros São José, 13 de Julho, Jardins e Inácio Barbosa. Nesta obra, a Prefeitura de Aracaju investe R$7,3 milhões do Projeto de Mobilidade Urbana, executado com recursos de um convênio com o Governo Federal.

A primeira via deste corredor a receber o serviço de fresagem foi a rua Itabaianinha, no trecho compreendido entre a travessa José de Faro e a rua Divina Pastora, no sentido Sul/Norte, de modo a garantir o fluxo dos veículos que circulam por esta artéria. Em outra frente de trabalho, equipes iniciaram o recapeamento da rua Cedro, no trecho entre as avenidas Augusto Maynard e Anísio Azevedo.

Nesta sexta-feira, dia 31, as duas frentes de trabalho se concentrarão na rua Itabaiana, a partir do cruzamento com a avenida Anísio Azevendo. Neste ponto, os trabalhos serão simultâneos; enquanto a máquina fresadora retira o piso danificado, equipes de recapeamento seguem logo atrás compondo o novo pavimento.

Nesta fase da execução do projeto do corredor Centro-Jardins, os serviços são alternados e ocupam meia pista da via que recebe as frentes de trabalho. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, embora o Centro seja uma área bem mais movimentada, os trabalhos têm sido executados buscando-se minimizar, ao máximo, possíveis transtornos que esse tipo de obra pode causar.

"Esta obra, especificamente, é de grande relevância porque revitaliza o pavimento da região central e de vários bairros até chegar ao conjunto Augusto Franco. Ou seja, é um circuito viário que vai melhorar profundamente a mobilidade urbana da capital. Por isto, pedimos a colaboração dos condutores, dos comerciantes e lojistas pois toda a população será beneficiada por esta obra”, salienta o secretário.

Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuam diariamente nos trechos que estão em obras para organizar o fluxo de veículos e orientar os condutores. Para evitar congestionamentos, a SMTT recomenda aos o uso de rotas alternativas, a exemplo das ruas Lagarto e Santa Luzia.

A obra contempla ainda a implantação de meios-fios, calçadas em concreto desempolado, rampas de acessibilidade, sinalização horizontal, vertical e implantação de semi-pórtico metálico.