No bairro Santa Maria, Prefeitura realiza oficina sobre prevenção à violência

Defesa Social e Cidadania
31/10/2019 16h55

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Rede Intersetorial do Projeto Aracaju Segura, realizará nessa sexta-feira, dia 1º, a oficina "Rede de prevenção e cuidado a crianças e adolescentes". O evento, que será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria, é voltado aos trabalhadores da rede de atendimento e setores estratégicos, e é parte das ações do Planejamento Estratégico do município.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), Laudiane dos Santos, a ação foi desenvolvida a partir de diálogo entre o órgão e o Conselho Tutelar, ONG's e serviços da localidade. "Já desenvolvemos uma série de ações direcionadas ao enfrentamento à violência, nessa área. Diante das demandas, nós vamos levar profissionais de referência para falar ao público da oficina sobre o protocolo e atendimento à criança e adolescente", pontuou.

Com a participação de ONG's, Conselhos e trabalhadores da rede, a expectativa é formar multiplicadores dessas informações e fortalecer os serviços, de maneira a evitar ocorrências relacionadas à violência contra crianças e adolescentes.

Durante o evento, Lidiane Gonçalves, área técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), da Secretaria Municipal da Saúde, falará sobre a importância da notificação dos casos de violência.

"A notificação desses casos de violência contra a criança e o adolescente, age como um instrumento disparador desse cuidado à criança e adolescente. O profissional ao identificar uma suspeita ou confirmação de violência deve notificar e encaminhar para o cuidado em rede", explica Lidiane.