Aracaju e municípios da região metropolitana avançam em discussão sobre Consórcio do Transporte Público

Transporte e Trânsito
31/10/2019 19h08

A comissão criada para discutir a implantação do Consórcio do Transporte Público voltou a se reunir nesta quinta-feira, 31, desta vez apenas com representantes de Aracaju e São Cristóvão, na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital. 

Segundo a procuradora jurídica da SMTT de Aracaju, Rita de Cássia Souza, a comissão, formada por representantes das prefeituras da capital, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, que englobam a região metropolitana, está fazendo ajustes legais do protocolo de intenções, processo este fundamental para a instalação do consórcio. 

“Estamos avançando no que diz respeito ao protocolo de intenções e nesta reunião revisamos com São Cristóvão cláusulas importantes desse protocolo. Estamos fazendo ajustes legais e caminhando para que o consórcio seja implantado e, posteriormente, lançada a licitação do transporte público”, explicou Rita. 

O assessor jurídico da Procuradoria Geral do Município de São Cristóvão, Diego Araújo Oliveira, destacou que as tratativas com Aracaju estão avançando. “Começamos a planejar com Aracaju as próximas revisões das cláusulas e daremos continuidade aos trabalhos até chegarmos ao nosso objetivo, que é o consórcio”, declara. 

Sobre o consórcio
A efetivação do consórcio levará à criação de uma entidade pública, que definirá o formato do sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Aracaju e as obrigações de cada município na gestão do serviço.
 
Embora complexo, o processo de criação do consórcio e, posteriormente, do edital de licitação do transporte público, será um grande avanço para os moradores das quatro cidades que fazem uso do sistema.