Com qualificação de profissionais, Prefeitura fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes

Defesa Social e Cidadania
01/11/2019 16h02

Com o objetivo de instrumentalizar profissionais sobre a rede de prevenção e cuidado a crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aracaju desenvolveu, nesta sexta-feira, 1º, uma oficina voltada à qualificação de trabalhadores e atores sociais, no bairro Santa Maria. A atividade foi articulada pela Rede Intersetorial, integrando as ações do projeto Aracaju Segura, que faz parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), Laudiane dos Santos, explica que o objetivo da oficina é qualificar o serviço público municipal e fortalecer os processos de prevenção.

"Reunimos as instituições e as organizações não governamentais para dialogar sobre o fluxo e os protocolos de atenção à criança vítima de violência. A ideia é qualificar o atendimento do serviço público, preparando os trabalhadores da rede e as ONGs para a identificação dos casos, de forma precoce, orientando os encaminhamentos que devem ser efetivados dentro da rede de atenção", explicou Laudiane dos Santos.

A área técnica do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lidiane Gonçalves, abordou, durante palestra que proferiu, conceitos, tipos de violência, sinais de alerta, fatores de risco, a importância da notificação e do encaminhamento em rede para proteção das crianças e adolescentes que sofrem com situações de violência.

"O objetivo é instrumentalizar os profissionais para o desenvolvimento de ações de cuidado, proteção e prevenção da violência contra crianças e adolescentes. É fundamental entendermos a necessidade dessa corresponsabilidade dos profissionais, na identificação dos casos e no compromisso ético, moral e legal de notificar às autoridades competentes os casos de violência, rompendo então o silêncio. Que possamos fortalecer a atuação dos profissionais na integralidade do cuidado, desde o acolhimento, do primeiro atendimento, a notificação e o encaminhamento para a rede de proteção e cuidado às crianças e adolescentes vítimas", elencou Lidiane Gonçalves.

Integração

Entre os participantes esteve Digenal Alves dos Santos, que atua como agente de proteção do poder judiciário, além de fazer parte do Nudec Santa Maria e do Conselho de Saúde Elizabeth Pita. "Além do conhecimento mais aprofundado que a gente passa a ter, há uma troca de experiências com os outros setores", considerou.

Brisda Silva coordena o Centro de Referência da Assistência Social Santa Maria e, ao participar da oficina, declarou que a iniciativa auxiliou-lhe no entendimento de como encaminhar as crianças e adolescentes, ao tempo que também fortalece o trabalho de prevenção.

"É extremamente importante, porque nós, do Cras, trabalhamos com a prevenção, a Atenção Básica. Essa oficina veio para nos dar essa visibilidade e entendimento dos fluxos. Identificando essa problemática da violência contra crianças e adolescentes, a gente vai ter a noção dos caminhos que essa criança irá percorrer e para trabalhar também a questão da prevenção", frisou.

Professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos Silva, Marcelo dos Santos destaca a intensificação da intersetorialidade. "Em se tratando do tema, em especial, que é a proteção da criança e do adolescente, se faz necessária essa intersetorialidade potencializada. Eu fico feliz por poder estar participando disso, pois esse diálogo e essas oficinas fazem com que a gente se prepare mais, para que possamos combater esse problema, seja dentro da escola ou na comunidade de maneira geral", avaliou.

O agente comunitário de saúde, Marivaldo Menezes, reforça a importância da qualificação. "Tratar dessa questão relacionada à violência contra crianças e adolescentes é muito importante, pois no nosso dia a dia nós podemos nos deparar com essas situações. Essa oficina é muito importante, em espacial, dando ênfase ao trabalho intersetorial", indicou.

A programação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria. Participaram da oficina representantes das secretaria municipal da Saúde (SMS), da Assistência Social e da Educação (Semed), ONGs, Conselho Tutelar, Conselho de Saúde, Conselho Local de Segurança e agentes de proteção do Poder Judiciário.