Prefeitura inova na comunicação e lança podcasts nesta quarta-feira, 6

Agência Aracaju de Notícias
04/11/2019 17h57

A Prefeitura de Aracaju lança nesta quarta-feira, dia 6, mais uma plataforma de comunicação: o canal de podcasts da administração municipal. Tendência recente das mídias de comunicação, o formato foi agregado aos canais da Prefeitura pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom).

O podcast é um conteúdo digital disponibilizado em áudio na internet que o internauta pode acessar quando quiser. Neste sentido, a Prefeitura desenvolveu o "PMA Debate", que estreará um novo programa todas as quartas-feiras, às 6h, e o "A Cidade em Ação", com publicação de conteúdo inédito todas as segundas e sextas-feiras, também às 6h.

De acordo com o secretário municipal da Comunicação Social, Carlos Cauê, o cenário da comunicação social está sendo transformado e a nova ferramenta é mais um elemento da transformação. “A comunicação alterou a sua qualidade, sobretudo a partir do fenômeno das redes sociais, onde a informação unidirecional perdeu a razão de existir. A comunicação passou a ser um elemento de relacionamento. Isso abre um leque considerável que a comunicação pode aproveitar. A utilização de podcast ou de produtos similares tem exatamente esse condão, de se transformar em um instrumento de relacionamento e aprofundar a relação com a população”, explica.

Para Cauê, os podcasts chegam para cobrir uma lacuna do ponto de vista de uma manifestação de áudio. “Como produto, o podcast começou a se firmar no cenário das comunicações e sentimos falta de a Prefeitura também estar presente nessa dimensão. Trata-se de mais uma ferramenta que a Secom disponibiliza como instrumento de informação e de relacionamento entre a Prefeitura e a sociedade”, ressalta.

Segundo o secretário, o podcast será mais uma ferramenta de interação com a imprensa. “Temos pautado a imprensa através de diversos canais e essa será mais uma fonte de informação”, frisa.

Nesta quarta-feira, estreia o “PMA Debate”. Ancorado pelo secretário adjunto da Comunicação, Luciano Correia, esse podcast tem um perfil de caráter mais aprofundado. “Vamos jogar um olhar mais detalhado sobre as questões da cidade, algo conceitual”, define Luciano. Ele salienta, também, que o programa inaugural versará sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), “as modificações que sofreu, a base de isentos que a Prefeitura ampliou e outras nuances que essa gestão transformou”, pontua.

Luciano Correia explica, ainda, que o podcast é uma das ferramentas emergentes que não se pode mais desconsiderar. “Antigamente, as assessorias funcionavam como órgãos emissores de publicações para abastecer o mercado e esse mercado se reconfigurou. Isso significa que as assessorias também teriam que se reconfigurar. Desde o começo, procuramos nos reposicionar nesse novo ambiente digital e, a partir disso, construir nossas gramáticas. O podcast é a mais recente necessidade de ampliação dessa nossa concepção. É uma possibilidade de nos comunicarmos com um novo público, em um novo formato”, pondera Luciano Correia.

O segundo produto a ser lançado é “A Cidade em Ação”, coordenado pelo diretor de Comunicação da Secom, Elton Coelho. Neste podcast, a administração visa retratar temas factuais, de destaque no cotidiano da Prefeitura. "Vamos abordar aquilo que a gestão tem feito, tem evoluído, mostrando resultados, soluções. É um link direto com a população e um acompanhamento dos serviços que vêm sendo realizados diariamente”, justifica.

Os podcasts da Prefeitura estarão disponibilizados no site institucional (www.aracaju.se.gov.br) e na contas da Prefeitura de Aracaju no Spotify, Soundcloud e Youtube, via Whatsapp e demais redes sociais.