Avaliação dos cadernos curriculares já está disponível para professores da rede municipal

Educação
08/11/2019 13h00

Os professores da rede municipal de ensino de Aracaju iniciarão mais uma etapa de construção dos textos-bases para os cadernos curriculares do município. A partir desta sexta-feira ,8, estará disponível no site da Prefeitura de Aracaju o material que foi resultado de diversos encontros realizados pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) com os profissionais do magistério ao longo de 2019. Nesta etapa, os professores poderão acessar o material e fazer uma última avaliação.

O caderno curricular de Aracaju foi escrito, de forma participativa, pelos professores da rede municipal de ensino. Esse trabalho começou no dia 30 de janeiro deste ano com um grande seminário que tratou das concepções de currículos e contou com a presença de mais de 800 docentes. Entre 30 de abril e 21 de setembro, os professores e professoras voltaram a se encontrar para, em oficinas pedagógicas, se posicionarem acerca de temas como metodologias, avaliação e educação inclusiva.

“Em 2018, o Ministério da Educação mobilizou os estados e municípios brasileiros para que, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular, produzissem um documento referencial curricular para as redes estaduais e municipais. Então, iniciamos a nossa mobilização e os professores participaram com o objetivo de montarmos nossos textos-bases de acordo com as particularidades dos nossos alunos. Tudo foi feito de forma colaborativa e, agora, os docentes farão sua avaliação do que foi produzido”, explica a secretária municipal da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite.

Pelos próximos 20 dias, os textos-base dos dois cadernos - um dirigido para a Educação Infantil e o outro para o Ensino Fundamental e suas modalidades - estarão disponíveis para avaliação. Os Cadernos Pedagógicos orientarão, a partir de 2020, a implementação do Currículo Sergipano nas escolas de Aracaju.