Prefeitura conclui recapeamento da avenida Francisco Porto

Obras e Urbanização
06/11/2019 15h20

Com a aplicação de nova camada asfáltica no entorno da alça do elevado jornalista Orlando Vieira Dantas, na manhã desta quarta-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju finalizou a obra de recapeamento da avenida Francisco Porto, cujo projeto incluiu, também, o recapeamento da avenida Gonçalo Rollemberg Leite (Nova Saneamento.

Na execução desta segunda etapa do projeto, assim como na primeira, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) retirou todo o pavimento da via e aplicou uma nova camada asfáltica. Na Francisco Porto, foram 1.1725 toneladas de massa asfáltica ao longo dos quase 2km de extensão da avenida, e na Nova Saneamento, outras 2.095 toneladas nos quase 1.500 metros de extensão da via.

A Prefeitura recapeou essas duas importantes avenidas por elas interligarem os corredores de trânsito Augusto Franco e Beira Mar, os quais estão sendo recuperados no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana do Município, elaborado e executado pela atual gestão municipal.

Na avaliação do secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, além de cruzarem os bairros Luzia, Pereira Lobo, Ponto Novo, Suíssa, Salgado Filho, 13 de Julho, Jardins e Grageru, a Nova Saneamento e a Francisco Porto é vias estratégicas para quem trafega entre a zona litorânea e a parte Oeste da cidade.

"Foi uma decisão acertada do prefeito Edvaldo Nogueira autorizar a revitalização das avenidas que cortam a cidade no sentido Leste/Oeste, pois isto requalifica a malha viária de vias movimentadas que não estão dentro do Projeto de Mobilidade, mas, que, através da Emurb, estão sendo", explica o secretário.

Ferrari diferencia ainda as obras de recapeamento em andamento na capital. "Em um flanco que prioriza as avenidas que cruzam Aracaju no sentido Sul/Norte, a exemplo da Beira Mar, Augusto Franco e o corredor Centro-Jardins, as obras são contratadas e os recursos são conveniados com o Governo Federal. No caso do recapeamento da Francisco Porto todo o material e mão de obra é do próprio município", afirma.

O secretário da Infraestrutura destaca também que, finalizada a obra de recapeamento da avenida Francisco Porto, a Prefeitura iniciou já nesta quarta-feira (6) o recapeamento da avenida Simeão Sobral.

Material fresado reutilizado
Um dos pontos mais importantes desta obra é a reutilização do material asfáltico retirado da via, o qual passa por tratamento na usina de asfalto da Emurb e utilizado em outras obras da Prefeitura, como a do Anel Viário do povoado Areia Branca, Estrada do Aloque e Estrada da Cabrita, por exemplo.