Prefeitura discute assuntos pertinentes ao SUS junto ao Colegiado Interfederativo Regional

Saúde
06/11/2019 15h19

Para apresentar, deliberar e pactuar assuntos pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Regional de Aracaju, foi realizada mais uma reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Regional (CIR), nesta quarta-feira, 6, na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no bairro Coroa do Meio.

A Regional de Aracaju é formada, além da Capital, por Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Laranjeiras, Riachuelo, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima. Juntos, esses municípios debatem ações articuladas para a melhoria da Saúde Pública.

“Cada vez mais precisamos fortalecer este espaço porque aqui é o local legítimo para os gestores da região discutirem as ações, serviços e benefícios para os usuários do SUS destes municípios”, enfatizou o secretário adjunto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carlos Noronha.

PGASS
A Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS) foi um dos temas debatidos e é um dos instrumentos de gestão em saúde, consistindo em um processo de negociação e pactuação intergestores, em que são definidos os quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde a serem desenvolvidos no âmbito da região.

“A PGASS tem uma linha de cuidado ao paciente mais ampla. Ela não olha só o físico programado e o financeiro, tem uma visualização maior, faz áreas e programas específicos, e o objeto final é fazer uma programação que atenda às necessidades de saúde da população sergipana”, acrescentou o adjunto.

Alinhamento
Segundo a secretária Executiva do Colegiado Interfederativo Estadual, Áurea Torres, a reunião do CIR é prioridade quando o assunto é o fortalecimento do SUS. “Discutimos e avaliamos como trabalhar em conjunto a regionalização, visando sempre atender todos os usuários. Hoje foi uma pauta inovadora e tratou do planejamento regional integrado valorizando e trabalhando o que nós temos de capacidade instalada, escolhendo sempre acolher da melhor forma a população”, esclareceu.

Secretária municipal da Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana considerou o encontro bastante produtivo. “Nós discutimos e reconectamos a função deste espaço para movimentar e fortalecer secretários e gestores de políticas públicas que somos. Saímos com um encaminhamento da formalização histórica de um grupo só para discutir a PGASS, estabelecendo um espaço de conhecimento”, afirmou.