Prefeitura participa do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia na UFS

Indústria, Comércio e Turismo
06/11/2019 15h38

Turismo de Base Comunitária (TBC) é um dos temas tratados no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece na Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre os dias 4 e 7 de novembro. Com foco em metas estabelecidas no Planejamento Estratégico, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), participou da organização do evento e realização de oficinas, que culminam a apresentação de quatro novos roteiros turísticos que englobam passeios com embarcações “tototós”, experiências gastronômicas e rotas quilombolas.

Para o secretário Marlysson Magalhães, o evento fortalece a relação entre a gestão municipal e a academia no planejamento do turismo. “Dialogamos frequentemente com técnicos e mestres do Departamento de Turismo da UFS e hoje estamos aqui, conhecendo mais da transversalidade entre a agroecologia e o turismo de base comunitária”, disse.  

Segundo o professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Cláudio Roberto Braghini, empoderamento das comunidades e apropriação dos saberes locais são elementos com os quais se sustenta o turismo de base comunitária. Em sua apresentação, Cláudio destacou como princípios do modelo comunitário o protagonismo; o associativismo e o cooperativismo; a conservação ambiental; a autogestão; a equidade; a valorização da cultura local; a democratização de oportunidades e transparência. “O turismo de base comunitária é uma forma de gestão que deve ser feita pela comunidade, seguindo esses critérios”, resumiu.

Conferencistas, a chef de cozinha sergipana Seichele Alves Barbosa considera fundamental o apoio da Prefeitura de Aracaju em um Congresso que reúne pesquisadores e trabalhos científicos nos campos da agroecologia, turismo e gastronomia. 

A turismóloga e servidora da Semict, Viviane Castro, trabalhou na organização do evento e apresentou trabalho com o título “Desafios das comunidades tradicionais em desenvolver Turismo de Base Comunitária”. “Nossa participação aqui é para falar sobre a relação do turismo de base comunitária e agroecologia, então, em conjunto com o IFS e o Coletivo de TBC em Sergipe, desenvolvemos um trabalho de suporte técnico às comunidades para que elas compusessem roteiros diferenciados”, explicou a servidora.
 
Roteiros
Com o apoio e orientação técnica da Semict, em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Turismo, Educação e Cultura; Programa de Pós-Graduação do UFS; e Coletivo do TBC em Sergipe, os representantes das comunidades construíram roteiros específicos de suas localidades, que, após o encerramento do Congresso, serão experimentados na seguinte ordem: 1) “Olha a Tototó” (Associação dos Canoeiros e Usuários das Tototós do rio Sergipe); 2) “Cenários, saberes e sabores da Ilha Mem de Sá” (Povoado Ilha Mem de Sá); 3) “Rota do Quilombo Mocambo” (Povoado Quilombo Mocambo/Porto da Folha/SE); e 4) “Rota das Dandaras” (Povoado Quilombo Santa Cruz/Brejo Grande/SE).

Melhorar os produtos turísticos e a criação de novos roteiros foram destaques enaltecidos pela representante do Povoado Quilombo Santa Cruz, em Brejão dos Negros, Carla Salomé Santos. “Pra gente foi muito importante esse apoio da Prefeitura de Aracaju, ela nos ensinou como planejar e como fazer uma estrutura correta para expandir o turismo através da nossa culinária e nossas trilhas”, considerou. 

Para Evandro Tupinambá, do Povoado Ilha Mem de Sá, a partir desse trabalho outros produtos serão criados e contribuirão para o fortalecimento do turismo e geração de renda para os moradores. “Estão surgindo novas oportunidades, já estamos desenvolvendo artesanato em vidro a partir de material reciclado e isso vai gerar mais oportunidades para nossa comunidade”, comemorou.     
 
Marlysson Magalhães destaca, ainda, a valorização da gastronomia e das representações comunitárias através da transversalidade entre turismo de base comunitária e a agroecologia. “Esse novos roteiros, por exemplo, vão proporcionar ganhos econômicos e não econômicos para as comunidades, difundir gastronomia e trilhas diferenciadas, além de fortalecer o conceito de turismo de experiência que a gente vem trabalhando como uma das estratégias para alavancar o turismo da nossa capital, que tem no sol e praia um destaque maior”, finalizou o secretário.