Escola de Governo inicia atividades do mês de novembro com palestra sobre saúde do homem

Planejamento e Orçamento
06/11/2019 17h40

"Como está sua saúde, homem?". Esse foi uns dos questionamentos feitos durante a palestra "Saúde do homem no trabalho todo dia”, promovida nesta quarta, 6, pela Coordenação Psicossocial da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação marca o início das atividades previstas para este mês.

Ministrada pela psicóloga Kamila Mendonça, coordenadora da Área Programática Estratégica da SMS, a palestra fez alusão à campanha Novembro Azul e contou com a presença de vários servidores da Base Operacional da Emurb.

“O objetivo foi multiplicar as informações dos trabalhadores sobre sua saúde e fazer com que eles se empoderem, entendendo seus direitos e deveres. Por isso, falamos sobre o tratamento e prevenção do câncer de próstata, além de outras doenças, e abordamos os cinco eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, a PNAISH”, afirmou.

Segundo Kamila, a metodologia usada na atividade foi lúdica e simples. "A ideia era que os servidores se sentissem parte e conseguissem se enxergar no que estavam  ouvindo. Então, adaptei o conhecimento científico e técnico à realidade do que eles vivem, no processo de trabalho deles, de acordo com o que a equipe da Assistência Social me passou”, comentou a palestrante.

Além do Novembro Azul, a ação abordou a saúde do homem como um todo, como explicou a coordenadora Psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade. “Essa atividade foi bastante relevante, pois os servidores da Emurb puderam se informar mais sobre si mesmo. Aprenderam a se cuidar de forma correta e se prevenir de vários tipos de doenças com pequenos cuidados e informações sobre a PNAISH. Isso, sem dúvida, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida deles”, considerou.
 
Assistente social da Emurb, Martha Figueiredo também avaliou de forma positiva. "Esse trabalho foi muito bom, no sentido de abordar justamente o ser humano, não só as questões focadas no sexo masculino. Foi trabalhada a questão da relação familiar, a fé e o otimismo para enfrentar as dificuldades do dia a dia", pontuou.

Martha acrescentou ainda a importância de compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho, principalmente entre pessoas que, muitas vezes, por trabalharem nos trechos, nas ruas, ficam ausentes das unidades físicas, o que  dificulta o acesso à atividades como a desta quarta-feira. "A Emurb, consciente da importância desse tipo de ação, facilitou o encontro. E esperamos que outros encontros possam ser realizados gerando mais conhecimento para eles", contou.

Para Ginaldo dos Santos, fiscal de obra da Empresa, "o evento foi agradável e informativo, pois, o que a palestrante abordou foi muito legal e importante para a nossa saúde. Ela falou de coisas que nós não sabíamos e esclareceu muitas dúvidas nossas”, contou.

Seu colega de trabalho, Adelson Santos, encarregado de asfalto, disse já ter conhecimento sobre algumas coisas abordadas no evento, e que a manhã foi muito agradável, de muito conhecimento. “Achei a palestra muito boa. O que nos apresentaram serviu para que alguns colocassem para fora aquilo que queriam dizer, perguntar, mas não conseguiam. Então foi bem legal conhecer mais sobre nós, homens".