Prefeitura e INSS orientam assistentes sociais das UBS sobre benefícios previdenciários

Saúde
07/11/2019 12h09

Com o objetivo de instrumentalizar os profissionais e contribuir para a prestação qualificada de atendimento aos usuários dos serviços, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu nesta quinta-feira, 7, assistentes sociais das Unidades Básicas de Saúde para discutir a rotina dos fluxos e orientá-los quanto às alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC), para pessoas idosas ou com deficiência, bem como sobre a plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A coordenadora de Serviço Social da SMS, Sindaya Belfort, explicou que os encontros são mensais e servem para atualizar as demandas e informações pertinentes ao trabalho dos assistentes sociais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“As reuniões são momentos de atualização e educação permanente dos profissionais e sempre buscamos trazer pessoas que possam contribuir para o processo de trabalho, no atendimento aos usuários. No encontro de hoje, com a equipe do INSS, tratamos sobre a mudança no BPC, e de que maneira esse acesso pode ser garantido e facilitado para o usuário que precisa e que tem direito, e a alteração no sistema de atendimento do INSS. Todas essas mudanças vão impactar no acesso do usuário ao benefício e essas informações quem passa é a assistente social da unidade”, pontuou Sindaya.

A assistente social do Serviço Social do INSS, Maria de Fátima Silva Oliveira foi uma das profissionais que orientou sobre o BPC, que, segundo ela, foi uma das principais demandas apresentadas pela equipe da Saúde de Aracaju, quando, no primeiro encontro (ocorrido ano passado), a equipe do INSS ouviu as demandas com relação aos benefícios previdenciários e assistenciais.

“As mudanças acontecem desde 2016 e de lá pra cá tem sido alterado muita coisa no acesso a esses benefícios, e se faz imprescindível buscar alternativas para levar esse conhecimento. Instrumentalizando essa rede, os assistentes orientam melhor seus usuários, facilitam o acesso ao INSS e a política previdenciária”, destacou Maria de Fátima, que juntamente com a equipe discutiu ainda sobre a plataforma digital do INSS, dentro dessa lógica de atendimento à distância e processos eletrônicos.

Assistente social da UBS Celso Daniel, Andreia Iung considera fundamental participar dessas reuniões, pelo caráter instrutivo, explicou, que beneficia principalmente o usuário dos serviços, que recebe o atendimento de forma correta.

“Essas reuniões nos ajudam muito para nos atualizar, principalmente diante das muitas mudanças que estão acontecendo nas questões sociais. Isso nos auxilia a informar melhor os nossos usuários nas Unidades Básicas de Saúde, visto que chegam situações diversas. E essas capacitações nos auxiliam no sentido de orientá-los sobre o acesso aos direitos que eles têm”, reconheceu Andreia.