No Coqueiral, Prefeitura debate protagonismo juvenil com alunos de colégio estadual

Saúde
07/11/2019 14h45

Com o objetivo de intensificar as ações de planejamento familiar, a Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), desenvolve o Programa Saúde na Escola (PSE), que realiza diversas atividades voltadas à integração, articulação, desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

O PSE trabalha com 12 eixos recomendados pelo Ministério da Saúde e contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, com vistas voltadas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Nesta quinta-feira, 7, foi realizada uma ação que faz parte de um desses eixos: o projeto 'Protagonismo Juvenil'. Os profissionais da Prefeitura trabalharam com os alunos do Centro de Excelência Maria das Graças, no bairro Coqueiral, temas referentes à saúde de jovens e adolescentes.

“A proposta permitiu que a expressão ganhasse espaço e os afetos pudessem ser partilhados numa relação de apoio, sem julgamento e considerando a importância de construirmos caminhos mais sólidos para enfrentar os desafios da juventude. Falamos de temas como prevenção de gravidez não planejada, identidade de gênero e respeito, violência contra mulher, além de uma dinâmica com o  os Sons no SUS, pois a arte movimenta o pensamento dos adolescentes”, explicou a referência técnica do Programa da SMS, Aline Guimarães.
Mais ações

O PSE também desenvolveu, nesta semana, atividades sobre alimentação saudável na Escola Benjamim Alves de Carvalho, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio. Estas ações beneficiam não só a prática diária do profissional, como também os alunos atendidos, que são crianças em fase de crescimento e precisam de auxílio e informações sobre nutrição.

Além disso, a SMS está realizando ações de vacinação nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) para atualização das cadernetas da criança com até 2 anos de idade. “Reavaliamos os cartões vacinais para ver se as crianças estão faltando tomar alguma vacina. As crianças que necessitam estão sendo imunizadas no horário em que os pais vão buscá-las, ou com a liberação através do termo de autorização. Assim, é importante que pai ou responsável fique atento aos comunicados da Escola para a vacinação”, afirmou.