Agência Aracaju de Notícias

Obra estruturante urbaniza o Rosa do Sol e leva qualidade de vida à comunidade local

08/11/19 09h00

Um montante de R$6,8 milhões será empregado nas obras de infraestrutura do loteamento Rosa do Sol, no bairro Soledade. No entanto, por mais que seja um investimento considerável, o real valor da obra, autorizada pela Prefeitura de Aracaju no último dia 14 de outubro, só pode ser mensurado mesmo é pelos moradores da localidade, que há muito sonham com a transformação e com o progresso para a região.

Moradores como Gleidson Andrade, o primeiro a chegar no loteamento. Além dos quase 15 anos que reside no local, ele também é cadeirante, portanto, entende bem como a obra vai garantir mais dignidade à sua rotina.

“Acompanhei tudo o que aconteceu no Rosa do Sol, até então. Eu, particularmente, tenho muita dificuldade ao sair de casa porque não há condições de mobilidade. Mas, também sei o quanto meus vizinhos também precisam que haja melhorias. Hoje, com essa obra, fico muito feliz e esperançoso, sobretudo, por ver que existe um esforço por parte da gestão. Posso até começar a imaginar como tudo ficará depois da obra e isso me alegra ainda mais”, afirmou Gleidson que ainda assinou como testemunha a ordem de serviço também firmada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

A obra faz parte de um grande conjunto de intervenções que a Prefeitura tem feito e fará na zona Norte de Aracaju, investimentos direcionados à população que mais precisa da atuação do poder público. Por ser tão necessária, também era uma das obras mais pedidas pelos internautas que interagem com a gestão, por meio da #LiveComEdvaldo.

Uma das internautas recorrentes é a técnica em Enfermagem Silvia Barreto. Ela mora no Rosa do sol há quase 11 anos e, frequentemente, usava as redes sociais como canal de diálogo com a Prefeitura para pedir a intervenção no loteamento.

“O prefeito respondia que estava buscando os recursos para realizar a obra e, confesso, não acreditava muito que iria sair só da palavra. A gente se anima ao ver que a obra vai acontecer. Ficamos muito gratos pela atitude. Conheço cada canto do loteamento e tenho proximidade com muitos dos moradores, então, sei do que a comunidade precisa. Agora, podemos começar a imaginar como vai ficar muito melhor”, frisou Silvia.

Com prazo de conclusão estimado em até 12 meses, a obra envolve serviços de terraplenagem, implantação de rede de drenagem com galerias em concreto armado, implantação de rede de esgotamento sanitário, pavimentação em paralelepípedo; meio-fio e acessibilidade. Dezoito vias, entre ruas, travessas e uma avenida, receberão infraestrutura. Serão urbanizadas as seguintes vias: avenida A; ruas A; B; C; D; E; F; G: H; I, J; K; travessas A; B; C; D; L, todas no bairro Soledade, além da rua C, já no bairro Santos Dumont.

Para o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Rosa do Sol, Cícero Hugo, a partir desta obra a população local vai poder transitar melhor, enfim. “Teremos o direito de ir e vir porque, realmente, temos muito dificuldade até para sair de casa. Acredito que o prefeito vai cumprir com a promessa, fazer o saneamento básico e calçar as ruas Estou muito feliz por ver esse momento”, declarou.

O mesmo sentimento de satisfação chegou até a dona de casa Zilda de Almeida. Para ela, até a saúde da comunidade vai melhorar com a obra. “Não é de chover muito durante o ano, em Aracaju, então, na maior parte do tempo, convivemos com a poeira. Sempre tem uma criança com problema respiratório porque a poeira é demais. Quando chove a dificuldade é conseguir andar pelas ruas porque só tem lama. É muito bom saber que a obra já vai começar e estou feliz já de agora porque o prefeito está cumprindo o que disse”, completou.