Em trecho da Beira Mar, Prefeitura refaz base primária deformada após obra de saneamento

Obras e Urbanização
11/11/2019 15h10

Por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju está refazendo a base primária do trecho da avenida Beira Mar compreendido entre a avenida Murilo Dantas e o antigo Palácio de Veraneio, danificada por intervenções recentes da Deso (Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe).

Devido à identificação deste problema na via, a gestão municipal suspendeu a execução dos serviços de fresagem e recomposição do pavimento asfáltico da avenida, os quais serão retomados tão logo seja refeita a base primária no trecho específico.

Assim que o afundamento da base foi identificado, a Emurb avaliou que, caso não fossem feitos os reparos, em pouco tempo a nova malha viária cederia. A engenheira Rita de Cássia Santos, responsável pelas medições, vistorias e fiscalização da obra de recuperação do corredor Beira Mar, explica a necessidade de recomposição primária no trecho específico da via.

"Detectamos esse problema na base justamente onde a Deso fez ajustes recentes na rede de esgoto e por não ter compactado corretamente o solo, isso causou fissuras e um certo afundamento na faixa da direita. Se lançássemos o novo asfalto nestas condições, em pouco tempo o afundamento retornaria, causando prejuízos financeiros e comprometendo a mobilidade", afirma a engenheira.

No local, as escavações alcançam aproximadamente 30cm de profundidade e buscam recompactar e nivelar o material de base prejudicado pelas intervenções feitas anteriormente pelo órgão estadual. Nos últimos dias, o processo de recomposição alcançou cerca de 300m da via, por meio de aplicação de uma camada de brita granulada simples (BGS), que garante estabilidade e durabilidade; em seguida é lançada o piche, que protege a base já criada com a impermeabilização do solo; e, logo após, o binder, uma derivação de asfalto mais grossa, porosa e usada em vias com tráfego de veículos grandes.

Depois de restaurar toda esta parte da Beira Mar, a obra de recuperação deste corredor será retomada, tanto no restante da via, como no ponto onde hoje está em obras, como afirma o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

"É bom deixar claro que este asfalto mais grosseiro que está sendo aplicado agora neste trecho específico não é o definitivo. É o chamado binder e será uma camada que ficará abaixo do asfalto propriamente dito a ser lançado quando este ponto que sai da Murilo Dantas até o Palácio do Governo for concluído. Ou seja, vamos uniformizar o pavimento e esta etapa é apenas para proteger a base e garantir estabilidade e longevidade na faixa por onde costumam passar os ônibus" esclarece Ferrari.

A Emurb prevê que a recomposição da base primária no trecho danificado deve ser concluída em cerca de 30 dias. Assim, superada essa fase, todo o projeto de revitalização viária do corredor Beira Mar volta a ser executado com as frentes de trabalho de fresagem e recapeamento da via

Projeto
A obra completa contempla a fresagem e recapeamento de toda a avenida Beira Mar, a construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e sinalização vertical e horizontal nos 10km de extensão da via. Para isso, são investidos cerca de R$10 milhões, com recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Trânsito
Apesar de não haver bloqueio total na avenida Beira Mar, a SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju) recomenda aos condutores a utilização de rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos.

Assim, para quem segue do Centro sentido região das praias, recomenda-se acessar, por exemplo, a rua Santa Luzia e as avenidas Acrísio Cruz, Augusto Maynard, Hermes Fontes, Rio de Janeiro, Anísio Azevedo e Pedro Calazans. Para quem sai da região das praias sentido Centro, a orientação é utilizar as avenidas José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg), Oviêdo Teixeira e Tancredo Neves

Depois de aplicar aproximadamente 14 mil toneladas de asfalto na avenida Beira Mar e ter fresado mais de 200 mil m² da área total dos 10km que serão recapeados